Pela primeira vez na história, o Ministério do Turismo do Brasil participará ativamente do maior evento religioso do país, o Círio de Nazaré, em Belém, no Pará. Com o objetivo de desenvolver políticas públicas que impulsionem o turismo religioso, o Ministério do Turismo estabeleceu um espaço especial para receber ministros e parlamentares convidados pelo ministro Celso Sabino. O estande, denominado Casa da Cultura, estará localizado na Avenida Nazaré, 489, entre a Benjamin Constant e a Quintino Bocaiuva, onde oferecerá atendimento técnico sobre os programas e políticas do MTur. Na ocasião, será assinado o repasse de 100 milhões de reais para fomentar o turismo no estado do Pará, através do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).
A comitiva organizada pelo Ministério do Turismo contará com a presença de 40 deputados federais, 10 senadores e 5 ministros de estado e outras autoridades. Entre eles, os ministros da Cultura, Margareth Menezes, e da Previdência Social, Carlos Lupi, além dos deputados federais Saullo Vianna (RJ), Murillo Gouveia (RJ), Zeca Dirceu (PR), Professora Goreth (AP), Clodoaldo Magalhães (PE) e a prefeita de São José dos Pinhas (PR), Margarida Singer.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância do turismo religioso como um setor com grande potencial de crescimento. “Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo essa celebração que leva milhares de pessoas às ruas de Belém em um momento de fé e amor ao próximo. Não podemos nos esquecer do impacto econômico que o turismo pode ter em uma cidade, e estamos atentos a isso”, destacou.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a Secretaria de Turismo do Estado, a capital paraense receberá durante o Círio deste ano 80 mil turistas de outros estados e países, um aumento de 33,7% em relação ao ano de 2022. Esses visitantes deverão injetar cerca de R$ 150 milhões na economia do estado. Os principais meios de hospedagem escolhidos pelos turistas incluem hotéis (47,45%), casas de parentes (31,55%) e casas de amigos (16,87%).
A agenda da comitiva inclui visitas técnicas ao Museu do Círio, à Basílica de Nazaré, bem como o acompanhamento da procissão fluvial, da Trasladação e da procissão prevista para o domingo, 08 de outubro.
Além disso, nos dias 06 e 07 de outubro, técnicos do Ministério do Turismo estarão no estande Casa da Cultura, oferecendo atendimentos, auxiliando em financiamentos e esclarecendo dúvidas de empresários e empreendedores sobre o Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
O Ministério do Turismo está empenhado em aproveitar o potencial do turismo religioso como uma importante alavanca para o desenvolvimento do turismo brasileiro, ao mesmo tempo em que celebra a tradição e a espiritualidade do Círio de Nazaré, um evento de importância singular no calendário cultural e religioso do país.
Do Ver-o-Fato, com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.