A mineradora Sam Group realizará uma expedição na Amazônia com o tema “Amazônia: O Brasil Nasce Aqui”. O projeto cumpre múltiplos objetivos que, segundo a empresa, são fundamentais, mas o primordial é estabelecer relações mutuamente benéficas, duradouras e transparentes, que servirão de diretriz por todo o projeto.
A empresa Sam Group, que é referência em mineração sustentável e possui um grande impacto positivo ao meio ambiente, pertence ao amazonense Diego Hidalgo. O projeto iniciou-se no ano de 2007. Depois de uma análise criteriosa e ampla do cenário mundial, devido ao alto índice de procuras e aumentos tecnológicos, os fundadores do grupo decidiram iniciar a atuação no setor requerendo junto ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) o direito de pesquisar áreas com histórico de ocorrências minerais.
Ela, que atua nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país, tem projetos e investimentos direcionados ao esporte local e a cultura amazonense, além de possuir operações a serem trabalhadas ainda esse ano na região amazônica. A empresa pretende investir 500 milhões de reais com suas ações na região.
Programação
A viagem, que é prevista para a primeira quinzena de outubro, terá o destino inicial em Manaus, onde ocorrerá a realização da primeira parte dos compromissos. Depois, o projeto ainda se desdobrará em mais dois locais: Barcelos e Aracá, localizados no Parque Estadual Serra do Aracá, no Amazonas.
Durante a programação do projeto, nos respectivos locais, a equipe realizará reuniões com autoridades locais, entrevistas, eventos de inicialização, reuniões com lideranças indígenas locais e equipe técnica. A diretoria da empresa cumprirá uma agenda de compromissos locais específicos, alinhada aos interesses operacionais.
Logística
O deslocamento aéreo, tanto inicial de São Paulo a Manaus, quanto regional, será feito por duas aeronaves e um helicóptero. Além dos transportes aéreos serão utilizados também: um barco motor que auxiliará no translado Manaus/Barcelos. Uma frota de carros também será utilizada para a locomoção local.
Após a ação dos compromissos durante a expedição, será realizado um evento especial de fim de ano com transmissão para todo o Brasil. Com apresentação de Natan Balieiro e participação de grandes artistas da cena musical, representando regiões do país, o evento terá um formato de programa de TV, com duração de três horas, e será realizado no Heliponto do Tropical Executive Hotel.
Toda a expedição será acompanhada de perto por uma produção audiovisual dedicada, jornalistas e um corpo técnico. Na direção e produção, com a participação da Storytelling e Branded Content Andressa Rosa, do diretor Artístico Maurício Donato e do jornalista Natan Balieiro.
O Ver-o-Fato, a respeito da expedição e objetivos do projeto, formulou perguntas ao Grupo Sam, cujas respostas sequem abaixo:
Qual é o intuito dessa expedição?
Alinhar as expectativas com órgãos públicos, ambientais, e apresentar projetos e soluções sustentáveis que iremos implementar ao longo dos próximos anos.
Como isso ajudará a Amazônia, hoje praticamente saqueada pela mineração ilegal ?
Entendemos que a mineração é uma atividade essencial para a vida moderna, mas também enxergamos a forte imagem deteriorada e manchada que o setor carrega, por garimpos ilegais e impactos socioambientais. Nós da Sam Group propomos um novo modelo de mineração, alinhando a necessidade com a sustentabilidade a longo prazo, acreditamos que a Amazônia seja sinônimo de riqueza e desenvolvimento. E para que isso também seja verdade no futuro, é preciso saber como agir no presente.
Quais investimentos serão feitos pelo grupo nesse setor?
Prevemos um investimento inicial de 500 milhões de reias, que dilatará no decorrer do projeto nos próximos anos. Investimentos em laboratórios para pesquisa, modelos de reaproveitamento de rejeitos, instalação da estrutura logística para beneficiamento, parceria com universidades para financiamento de pesquisas e projetos que envolvam o setor, início das operações na serra do Aracá, expansão, absorção e reeducação de garimpeiros não regulados, criação de empregos e projetos sociais para o município de Barcelos, entre outros. Texto: Karinne Damasceno.
Veja o vídeo com Diego Hidalgo: