Medo, pânico, orações e, por fim, alívio e mais orações. Foi assim que dois prefeitos e outro político do Marajó viveram momentos de extrema angústia quando um avião monomotor teve que fazer pouso de emergência, após uma pane no trem de pouso.
Dentro do avião estavam os prefeitos de Santa Cruz do Arari, Nicolau Pamplona, o representante da Secretaria de Educação do município, e o prefeito de Cachoeira do Arari, Bambueta Athar, além do piloto. Eles iriam participar do Forum Gaepe, em Braves.
O fato ocorreu ontem e os momentos de pânico tomaram conta de todos após o piloto identificar uma pane na aeronave, quando ela se preparava para pousar no aeroporto de Breves. De acordo com os relatos, o problema foi no trem de pouso traseiro do avião. Ao ser acionado, ele não funcionou na hora da aterrissagem.
Para evitar que o avião se chocasse contra a pista, o piloto teve que conduzi-lo para uma área de mata perto da pista. Os ocupantes, muito nervosos, pediram a ajuda de Deus para que escapassem com vida, o que ocorreu.
O prefeito Nicolau Pamplona disse que ninguém saiu ferido, mas o susto foi grande. Os ocupantes da aeronave ainda tiveram tempo de comparecer ao evento agendado.
Em casos de acidente desse tipo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve obrigatoriamente ser acionado para tomar as providências cabíveis. Não há informação se isso ocorreu.