A Agência Pública de Jornalismo Investigativo (APJI) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que realiza uma pesquisa anual sobre os conflitos no campo do Brasil, lançaram o Mapa dos Conflitos na Amazônia. A plataforma é interativa e permite ao usuário uma navegação sobres os dados de conflitos, entre os anos de 2011 e 2020, nos municípios dos nove estados que compõe a Amazônia Legal.
Os dados de conflitos também são relacionados com outras temáticas que constam em dados públicos, como queimadas, desmatamento, agrotóxicos, desigualdade social, água, mineração e violência.
A plataforma se torna um interessante meio didático para entender os conflitos na região, podendo servir de base para qualquer pessoa, sobretudo para pesquisadores, professores e jornalistas desenvolverem suas análises. A ferramenta tem versões em inglês e espanhol, para atender ao público estrangeiro.
No site também é possível encontrar a animação “Os conflitos de terras em 5 minutos”, narrada pelo escritor Itamar Vieira Júnior.
Acesse ao Mapa dos Conflitos na Amazônia pelo site: https://apublica.org/mapadosconflitos/mapa