O Manchester City é campeão da Copa da Inglaterra 2023, dias após conquistar o Campeonato Inglês. O título deste sábado teve um gostinho especial porque foi em cima do arquirrival Manchester United, na primeira final da história do dérbi, vencida por 2 a 1 pelo time azul. Esta é a sétima conquista de Copa da Inglaterra da história do Manchester City, que pode conseguir o incrível feito de conquistar as três principais competições da temporada. O jogo aconteceu no estádio de Wembley, em Londres.
O time de Pep Guardiola enfrentará a Internazionale de Milão no próximo sábado pela final da Liga dos Campeões da Europa. O título pode ser o terceiro grande triunfo do time na temporada, o que resultaria na chamada tríplice coroa. A única equipe inglesa a vencer o Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões na mesma temporada até o momento foi justamente o Manchester United em 1998/1999. Campeão da Copa da Liga Inglesa nesta temporada, o United conquistou a Copa da Inglaterra em 12 oportunidades.
Mostrando toda sua sede de títulos na temporada, o Manchester City abriu o placar da final com apenas 12 segundos de jogo. O gol marcado por Ilkay Gundogan foi o mais rápido da história em finais da Copa da Inglaterra. Após disputa aérea na entrada da área, a bola sobrou para o meio-campista alemão bater de primeira, deixando o goleiro De Gea imóvel no lance.
O City seguiu dominante, trabalhando bem a bola como de costume e levou perigo em outras jogadas, mas parou no bloqueio do United, que buscou o empate. Em uma bola levantada para Wan-Bissaka, Grealish tocou com a mão e a arbitragem marcou pênalti aos 30 minutos, após ajuda do VAR. Na cobrança, Bruno Fernandes deslocou Ortega e empatou a partida.
Gundogan, que havia sido mais uma vez muito decisivo na reta final do Campeonato Inglês, voltou a chamar a responsabilidade no segundo tempo da final. O capitão do Manchester City recebeu levantamento de Kevin De Bruyne em cobrança de falta ensaiada e chutou de primeira da entrada da área. A bola quicou na frente de Raphael Varane e também passou por De Gea, 2 a 1 Manchester City.
Após o gol, a partida ficou muito aberta para os dois lados. O Manchester United ficou mais ofensivo e, consequentemente, cedeu espaços para o rival, que teve grandes oportunidades. Finalizações de Rashford e Garnacho quase igualam o placar e o City respondeu em finalizações de Haaland.
Com pressão total na reta final, o United foi com muitos jogadores para a área e chegou a carimbar o travessão do time de Guardiola. O Manchester City se defendeu como pôde, mostrou que também sabe “jogar feio” e segurou o resultado de 2 a 1 para vencer mais um título no ano.
(AE)