No main event do UFC 289 neste sábado, em Vancouver, a brasileira Amanda Nunes manteve seu reinado ao vencer Irene Aldana na decisão unânime dos jurados. Dessa forma, a Leoa mantém o cinturão do peso galo feminino do UFC e reafirma seu status como a maior de todos os tempos, não tendo uma desafiante a sua altura dentro da organização.
Amanda controlou bem o primeiro round, conectando mais golpes e pontuando bastante. Aldana levou perigo com um bom cruzado, mas a campeã absorveu bem e seguiu no controle.
A brasileira continuou dominando e passou a acertar fortes chutes em sua desafiante, minando as pernas da mexicana. No terceiro round, Amanda investiu também na luta de solo, aplicando boas quedas e fazendo o ground and pound.
A campeã manteve o domínio nos rounds seguintes, tanto em pé quanto no chão, castigando sua oponente em todas as áreas, e não dando espaços para reação, machucando bastante o rosto de Aldana.
Após os cinco rounds, Amanda Nunes levou a vitória por decisão unânime (50-44, 50-44 e 50-43) e surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria do esporte.
Dupla campeã
Logo após a luta, a brasileira anunciou a sua aposentadoria aos 35 anos de idade. Ela deixa o esporte como a maior de todas do MMA, tendo vencido todas as grandes (Holly Holm, Valentina Shevchenko, Ronda Rousey e Cris Cyborg) e com dois cinturões simultâneos no Ultimate, do peso-galo e peso pena.
“Dupla campeã para sempre! Dupla campeã para sempre! Hoje, se vocês olharem bem, eu empatei Anderson Silva em defesas de cinturão. Então hoje é uma noite perfeita para me aposentar. Dupla campeã para sempre”, disse Amanda.
“Minha mãe me pediu muito para fazer isso. ‘Você não pode mais fazer isso’. Nina também sempre esteve junto comigo na minha carreira. Eu decidi que ainda estou jovem para aproveitar tudo que fiz, viajar com minha família. Eu comecei tão jovem, fiz tudo. Virei campeã, foi inacreditável. Virei duas vezes campeã. Muito obrigado a todos. Agradeço por tudo. Só uma última coisa. Eu vim de um lugar no Brasil que ninguém conhece, Ipojuca, mas eu conquistei tudo. Sou campeão. Brasileiras, venham pegar o cinturão. Eu acredito em vocês”.
Na coletiva de imprensa do UFC, o presidente da organização Dana White disse por que não se surpreendeu com a aposentadoria da brasileira. “Ela estava incrível, performance incrível, não estou chocado que ela aposentou, eu tenho dito há tempos, ela ganhou muito dinheiro e a vida dela é bem diferente do que era há 10 anos. Eu estou feliz por ela, eu amo ela, foi incrível trabalhar com ela, ser humano incrível, é a maior de todas, adoraria mantê-la, mas se ela quer ir, é a decisão dela”.
White ainda disse que deve acabar com a divisão dos penas feminino com a aposentadoria de Amanda Nunes, que é a detentora do cinturão. A categoria sequer tem um ranking no UFC.
“A resposta provavelmente é sim. Eu não tomo essas decisões logo após uma luta. Ela me disse quando caminhou para o lado do cage que estava se aposentando. Não sei, mas faz sentido”.
Provocação de Juliana
Originalmente a adversária de Amanda Nunes seria Julianna Peña. As duas fariam uma trilogia, mas a americana se machucou e teve que ser retirada do card. A brasileira revelou que se tivesse lutado contra Peña neste sábado, não teria se aposentado.
“O que dizer dessa garota? Ela era pra estar aqui, eu deveria ter vencido ela aqui, o que vou fazer? Se tivesse lutado contra ela eu não teria aposentado porque queria lutar com alguém que nunca tinha lutado antes. Não acho que ela vai ser campeã de novo, a Aldana pode vencer ela, ela não está pronta pra ser campeã”.
Logo após o anúncio de aposentadoria no octógono de Amanda Nunes, Peña provocou a brasileira nas redes sociais. “Eu assustei tanto que você se aposentou. Pessoalmente, parabéns. Profissionalmente, que p*** foi isso?”, postou Peña.
Após o anúncio de Amanda, o mundo do MMA prestou sua reverência à maior atleta do esporte de lutas da história. Fontes ESPN e Combate.
“Nunes é uma assassina. Parabéns por manter seu cinturão”, Carlston Harris.
“Ótima carreira. Você é uma lenda, Leoa”, Belal Muhammad.
“Que mulher @Amanda_Leoa ! Um exemplo incrível, uma lutadora incrível. A melhor mulher que já fez isso. Obrigado por tudo que você deu ao esporte e tudo que você deu às mulheres lutadoras”, Casey O’Neill.
“Parabéns por uma carreira lendária e incrível, você é a GOAT!!!”, Jamahal Hill.
“Isso está me deixando triste”, Sodiq Yusuff.