As lojas Americanas geraram um intenso debate nas redes sociais ao introduzirem uma opção que permite aos clientes adquirir ovos de Páscoa utilizando o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A estratégia em questão propõe aos consumidores a oportunidade de efetuar o pagamento por meio de uma linha de crédito antecipado do saque-aniversário.
A polêmica surgiu após a descoberta de uma sugestão desse método de pagamento em um folheto promocional encontrado em uma loja da rede, o que rapidamente se tornou viral nas plataformas de mídia social.
O saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire, anualmente, ou até mesmo de uma vez só por meio de empréstimos, parte do saldo disponível em sua conta. Essa modalidade é voluntária e pode ser realizada online ou nas agências da Caixa Econômica Federal.
A foto, publicada originalmente no X (antigo Twitter), mostra um cartaz colado em um dos ovos expostos na loja, com a frase: “Compre com seu FGTS. Consulte com um dos nossos promotores”. A imagem gerou indignação entre os internautas, que criticaram a empresa por incentivar o consumo de itens supérfluos com um dinheiro que deveria ser usado para fins emergenciais.
Geração dos meus pais comprava casa com FGTS, a minha compra ovo de páscoa, o neoliberalismo está destruindo o que resta dessa nação pic.twitter.com/lQPlWixfjt
— 🄲🄰🄽🄴🅃🄰(@Canetonha) March 13, 2024