O Memorial Magalhães Barata, conhecido como “Chapéu do Barata”, por alguns, e “Nave da Xuxa”, por outros, foi inaugurado no dia 19 de abril de 1989 com o intuito de abrigar um museu e homenagear o ex-governador Joaquim Cardoso de Magalhães Barata.
Até 2012, o Memorial guardou os restos mortais de Barata. Nos últimos anos o espaço está praticamente abandonado e por algum tempo só servia de abrigo para pessoas em condição de rua e viciados em drogas.
Nessa semana, a prefeitura de Belém resolveu fazer uma limpeza no local e chamaram ou atenção as imagens de abandono. A arquitetura, belíssima, contrasta com o tanto de lixo e entulho no interior do prédio.
O espaço é localizado em uma área central de excelente acesso no bairro de São Brás, podendo ser mais uma opção de lazer para a cidade, que carece desse tipo de estrutura.
Durante a limpeza, os trabalhadores encontraram um meio de suavizar o enorme esforço para remover tantos entulhos e dejetos: levaram uma caixa de som e executaram o serviço ao som do bom e insubstituível brega. Nada mais paraense do que isso.
Veja o vídeo:
Discussion about this post