A Alemanha fazia um jogo tranquilo, com 1 a 0 no placar ainda no primeiro tempo, mas desperdiçou oportunidades importantes e levou a virada surpreendente do Japão por 2 a 1 nos minutos finais do confronto pelo Grupo E da Copa do Mundo. O time germânico vem de um vexame na campanha do Mundial de 2018, na Rússia, quando caiu ainda na fase de grupos. Essa é a primeira vitória do Japão sobre a Alemanha.
Antes de a bola rolar, jogadores alemães posaram para a foto oficial do jogo, cobrindo a boca em forma de protesto pela ameaça da Fifa de punir com cartão amarelo jogadores das sete seleções que desejavam usar a braçadeira de capitão da campanha ‘One Love’, em apoio à comunidade LGBT+.
Através de suas redes sociais, a seleção alemã reforçou que o discurso a favor dos direitos humanos não é negociável e que a defesa de valores como a diversidade e o respeito são fundamentais. A Fifa proibiu todos de se manifestarem, com possibilidade de multa e punição a seleções e jogadores.
O Japão armou um rápido contra-ataque e abriu o placar do jogo com o atacante Maeda, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou o gol. A Alemanha dominava a posse da bola, ocupava o campo de ataque e tentava furar a defesa japonesa. Aos 20, Kimmich chutou da entrada da área, mas o goleiro Gonda fez ótima defesa.
Os alemães eram melhores em campo e seguiam em busca do gol, tentando rodar a bola. Já aos 32, Gonda facilitou a vida do adversário europeu ao cometer um pênalti de forma atabalhoada no lateral Raum. Na cobrança, Gundogan só deslocou o goleiro para abrir o placar.
O Japão tentou sair do campo de defesa a partir do segundo tempo e ensaiou uma mudança de estratégia em campo, mas era ineficiente na criação de jogadas de ataque. Aos 14, Gundogan quase anotou o segundo gol ao finalizar na trave. A Alemanha controlava o jogo, gastava o tempo e desperdiçava chances de ampliar o placar.
Na primeira oportunidade clara de gol dos japoneses, Neuer fez uma grande defesa e mostrou porque ainda é um dos melhores goleiros do mundo. Logo depois, o camisa 1 do Bayern de Munique até se esticou para espalmar o chute de Asano, mas, no rebote, Doan mandou para a rede e empatou a partida.
O Japão foi com confiança para cima da Alemanha e conseguiu a virada de forma surpreendente. Aos 37 do segundo tempo, Asano foi lançado, dominou a bola com estilo, superou a marcação e fuzilou no ângulo de Neuer. A torcida japonesa foi à loucura no estádio e fez uma bonita festa. Nervosos, os alemães tentaram o empate, mas foram ineficientes. No último minuto, Neuer foi para a área adversária tentar o cabeceio, mas a defesa japonesa afastou o perigo.
A zebra voltou a passear na Copa do Mundo, depois da vitória surpreendente da Arábia Saudita sobre a Argentina por 2 a 1, na terça-feira. (As informações são do jornal O Estado de São Paulo
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA: Neuer; Sule, Rudiger, Schlotterbeck e Raum; Gundogan (Goretzka) e Kimmich; Muller (Hofmann), Musiala (Gotze) e Gnabry (Moukoko); Havertz (Füllkrug). Técnico: Hansi Flick.
JAPÃO: Gonda; Sakai (Minamino), Yoshida, Itakura e Nagatomo (Mitoma); Tanaka (Doan) e Endo; Ito, Kamada e Kubo (Tomiyasu); Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu.
ÁRBITRO – Iván Barton (El Salvador).
GOLS – Gundogan, aos 32 do primeiro tempo. Doan, aos 29 do segundo, e Asano, aos 37.
CARTÃO AMARELO –
PÚBLICO – 42.608 torcedores.