O Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) encerra 2020 comemorando bons resultados. Nesse ano, o órgão analisou 11.300 processos entre pensões, aposentadorias, auxílio funeral, abonos de permanência e outros. Um crescimento de 51% em comparação a 2019, quando foram analisados 7.473 processos. Se considerarmos os dados de 2018, último ano da administração passada, o aumentou foi de 39%. Naquele ano, o Instituto atendeu apenas 8.136 processos.
Em 2018, o Igeprev pagou mais de R$ 3,2 bilhões em benefícios previdenciários. Em 2019, primeiro ano do governo atual, o montante subiu para mais de R$ 3,5 bilhões. Já este ano o total chega a mais de R$ 3,9 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao ano passado e 22% a 2018.
Só no segundo semestre de 2020, quando o advogado Giussepp Mendes assumiu a gestão do Instituto, foram analisados 6.055 processos, quase 54 %do total. No comparativo entre os biênios 2019/ 2020 e 2017/ 2018, o cenário é ainda mais expressivo. Foram 18.773 contra 11.935 processos analisados, respectivamente.
A nova administração, ainda em julho, retomou o atendimento presencial de forma agendada, colocando em prática um rigoroso protocolo de medidas sanitárias, para evitar a contaminação de servidores e segurados pelo coronavírus. Também foi estendido o horário de funcionamento da central de atendimento (Catem) e firmado acordo de cooperação técnica com a secretaria estadual de Educação (Seduc), para realização de mutirão de análises de processos.
As ações possibilitaram a vazão da demanda reprimida de serviços previdenciários, afetada com a paralisação dos atendimentos presenciais em março, como medida de prevenção à pandemia. “Priorizamos o serviço essencial aos segurados, com celeridade, eficiência e segurança à saúde de beneficiários e servidores”, destacou Giussepp Mendes”.
Ainda em 2020, o Igeprev teve um aumento de produtividade, alavancado pelo aprimoramento dos procedimentos previdenciários, com nítida redução dos estoques pela metade, em relação a 2017, dos processos de aposentadorias, protocolados em razão da reforma da Previdência.
Ampliação dos serviços
Para 2021, o Igeprev pretende implementar a modalidade de atendimento itinerante. Dois caminhões equipados vão levar serviços previdenciários aos paraenses dos quatro cantos do Estado. O plano de expansão prevê também a criação de novas unidades fixas do Igeprev no Terminal Hidroviário em Belém e em cidades polos do interior, consideradas estratégicas para o acesso aos benefícios.
“O plano de expansão aumenta nosso raio de alcance. Com mobilidade conseguiremos chegar a quem precisa. Toda estrutura para realizar o trabalho de maneira segura continua sendo garantida. Estamos preparados para percorrer o Estado assegurando os direitos dos segurados”, ressaltou o presidente.
Atendimento
O Igeprev retorna o atendimento externo a partir do dia 4 de janeiro. O serviço foi suspenso no dia 21 de dezembro temporariamente para que seja feita a análise e sistematização dos dados previdenciários coletados este ano. Somente o agendamento prévio e o comparecimento presencial do censo 2020 continuam sem interrupção.
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