Um jacaré de 60 centímetros foi encontrado e resgatado por policiais ambientais de uma ‘floresta artificial’ em Icoaraci, distrito de Belém. O animal tem cerca de oito meses de idade e estava no quintal da casa de um homem, que confessou ter levado o réptil para o local há quase um ano.
Foi construída uma piscina artificial e uma estrutura parecida com uma floresta para a criação do jacaré em cativeiro, de acordo com os agentes, que chegaram ao local depois de uma denúncia anônima de crime ambiental.
O réptil estava muito agitado e estressado quando ocorreu o flagrante. Depois do resgate, o animal foi solto em uma área de mata próximo a capital, como informou a corporação. O homem foi encaminhado para a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa).
Ele deve responder pelo crime ambiental que proíbe a venda e guarda em cativeiro de animal silvestre sem autorização. O jacaré foi encontrado nesta quinta-feira (7). O crime de tráfico de animais silvestres está inserido no inciso III do artigo 29 da lei, que proíbe a venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte de ovos ou larvas, sem a devida autorização.