Um homem morreu na manhã desta terça-feira (24), em Oriximiná, no oeste do Pará, após um violento confronto com a polícia. Identificado como Edney Oliveira de Jesus, de 45 anos, o suspeito teria perdido o controle ao ser informado que a solução para seu problema dependia da entrega de uma declaração de imposto de renda, procedimento que deveria ser realizado pelo próprio contribuinte, com transmissão pela internet.
Segundo a Polícia Militar, Edney, ao perceber que seu problema não poderia ser resolvido de forma imediata no local, entrou em fúria, quebrando móveis e destruindo computadores da agência. A situação levou à necessidade de acionar as autoridades, mas, quando os policiais chegaram, o homem já havia fugido.
Com base nas descrições fornecidas por testemunhas, a polícia iniciou buscas e conseguiu localizar Edney. Durante a abordagem, o suspeito desobedeceu as ordens dos agentes e entrou em confronto físico com um policial militar. No embate, ele conseguiu tomar a arma do policial e efetuou dois disparos. Os tiros, no entanto, atingiram o colete balístico do agente da lei, que não se feriu.
Para conter o agressor, os policiais dispararam contra Edney. Ferido, ele recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levado ao hospital, mas não resistiu.
O caso será investigado pela Polícia Civil, que ouvirá as testemunhas e analisará as circunstâncias do ocorrido. A Receita Federal informou que Edney havia sido orientado pela equipe local sobre os procedimentos necessários para resolver seu problema, que envolvia uma pendência na declaração do imposto de renda, que deveria ser transmitida pela internet.
Do Ver-o-Fato, com informações de G1 Santarém e Região.