Na última semana, um caso de crueldade animal chamou a atenção da Flórida, quando um homem foi preso após abandonar seu cão em uma área alagada devido à aproximação do furacão Milton. O tutor, Giovanny Aldama Garcia, de 23 anos, foi detido na segunda-feira, 14 de outubro, e enfrenta acusações de crueldade animal agravada.
Garcia admitiu ter deixado seu cão, um bull terrier branco chamado Jumbo, amarrado a uma cerca às margens da rodovia interestadual 75 enquanto tentava escapar da tempestade, que tinha potencial de devastação. Ele estava em direção à Geórgia quando decidiu abandonar o animal. Segundo a promotora estadual do Condado de Hillsborough, Suzy Lopez, Garcia alegou que não conseguiu encontrar ninguém para cuidar do cão.
Lopez criticou veementemente a atitude do tutor e fez um apelo aos legisladores para que reavaliem as leis relacionadas ao abandono de animais durante emergências. “No condado de Hillsborough, levamos a crueldade contra animais muito a sério. Este réu é acusado de um crime e pode pegar até cinco anos de prisão por suas ações. Francamente, não acho que isso seja o suficiente. Espero que os legisladores analisem este caso e discutam a mudança da lei para permitir penalidades mais severas para pessoas que abandonam seus animais durante um estado de emergência,” afirmou a promotora em declaração ao “Tampa Bay Times”.
O cão foi descoberto por um motorista que, preocupado com a situação, alertou a Patrulha Rodoviária da Flórida. Agentes chegaram ao local e resgataram Jumbo, que foi posteriormente encaminhado a um abrigo para receber cuidados. Recentemente, o cão foi adotado por voluntários em Tallahassee e rebatizado de Trooper.

Do Ver-o-Fato, com informações do extra.globo.com