Um homem foi detido nesta sexta-feira (8), como parte da operação “Anonymous”, em Belém, suspeito de envolvimento no golpe do falso intermediário. De acordo com o delegado David Bahury, da Delegacia Especializada em Investigação de Estelionato e Outras Fraudes (Deof), o sujeito agia utilizando fraudes eletrônicas, especialmente através de transações PIX e o golpe do falso intermediário.
O modus operandi do golpe consistia em contatar vendedores de carros, solicitando informações adicionais sobre os veículos e fazendo ofertas de negociação suspeitas. O fraudador pedia sigilo sobre a transação e o valor combinado.
Posteriormente, ele criava anúncios utilizando as mesmas fotos e dados do veículo original, oferecendo-o a um preço abaixo do mercado. Quando um comprador interessado entrava em contato, o vendedor afirmava que a venda do carro resolveria uma dívida.
As duas vítimas, sem saber que estavam sendo enganadas, se encontravam para visualizar o veículo. O comprador transferia o dinheiro ao fraudador, mas não recebia o carro, e o vendedor não recebia o pagamento pelo veículo.
O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, explicou que o fraudador não se encontrava pessoalmente com nenhuma das vítimas durante o processo, atuando apenas como intermediário.
Em uma operação anterior, realizada em 26 de janeiro, um comparsa do suspeito foi preso e aparelhos celulares e um veículo foram apreendidos pela polícia. Do Ver-o-Fato, com informações do portal G1 Pará