O Paysandu foi melhor na partida, teve um gol lícito anulado, ainda no primeiro tempo, mas acabou vencendo o maior rival por 1 a 0, golaço de Vinícius Leite aos 5 do segundo tempo. O Leão teve quebrada sua invencibilidade no campeonato paraense 2023.
Nos dois tempos, a partida não teve a mesma empolgação dentro de campo dos dois últimos jogos entre os tradicionais rivais. Parecia que os times não queriam nada com nada, apesar de as torcidas gritarem e exigirem maior determinação.
O Paysandu começou melhor e foi imprimindo seu toque de bola, porém sem maior objetividade. O lance de maior perigo foi um chute de Fernando Gabriel que ia na gaveta, mas Vinícius fez defesa espetacular, evitando o gol bicolor.
Na maioria dos poucos ataques, os tiros a gol eram raros. No meio, João Vieira e Paulo Henrique ditavam a cadência dos bicolores, enquanto no Leão tudo se resumia no lançamento de bolas para o atacante Muriqui, em tarde-noite pouco inspirada e sumido em campo.
Alex e Ítalo, com falhas sucessivas, deixavam a torcida azulina com o coração na mão, temerosa de que a casa caísse a qualquer momento. Por outro lado lado, os escassos ataques do Remo eram parados pelos zagueiros Genilson e Filemon.
O lance mais polêmico do jogo aconteceu aos 23 minutos do primeiro tempo. Fernando Gabriel cruzou da direita em direção à área adversária, Genilson saiu de trás e pegou a bola quase embaixo da trave de Vinícius, mandando para as redes. O juiz marcou impedimento, mas a jogada foi legal e o gol legítimo.
Foi o único momento de emoção nos primeiros 49 minutos. Esperava-se mais de ambas as equipes, apesar de a partida nada valer e nem alterar a classificação para a fase final do campeonato, com o Leão na liderança. Valia ao menos o respeito às duas grandiosas torcidas.
No segundo tempo, o Remo começou bem melhor, saindo com toques rápidos em direção ao ataque. O problema estava nas finalizações, poucas e descalibradas. O goleiro alvi-azul Thiago Coelho não fez um defesa difícil sequer. Os chuveirinhos remistas na área eram rebatidos pela defesa do Papão.
Em um contra-ataque em velocidade aos 5, Vinícius Leite cruzou para a pequena área, o goleiro Vinícius saiu e tirou a bola, que caiu nos pés Bruno Alves. Ele chutou forte e Vinícius rebateu para escanteio uma bola que tinha endereço certo.
O próprio Bruno Alves cobrou o escanteio, a zaga tirou de cabeça, mas a bola sobrou para Vinícius Leite, que do lado esquerdo da entrada da área desferiu um chute forte e seco, cheio de veneno, marcando um golaço. A bola foi pelo alto, Vinícius pulou e não conseguiu alcançá-la: Papão 1 a 0.
Com um jogador a mais, devido à expulsão de Italo, o Paysandu passou a administrar a partida, gastando o tempo. O Remo partiu para o desespero, mas só levou perigo numa sequência seguida de cinco escanteios, que Thiago Coelho bloqueou, evitando que sua meta fosse vazada.
Apito final, Paysandu vitorioso.
Melhores momentos e gol: