A energia desviada daria para abastecer 580 casas por um mês
Uma operação de combate ao furto de energia elétrica autuou, nesta terça-feira (8), uma galeria de lojas localizada na rua dos 48, nas proximidades de um shopping no centro de Belém. O local é suspeito de praticar estelionato mediante furto de energia elétrica e teve o responsável conduzido à delegacia para prestar depoimento.
De acordo com as investigações, a irregularidade vinha ocorrendo desde janeiro de 2023. Segundo informações da distribuidora Equatorial Pará, cerca de 174 mil kWh foram desviados durante esse período — volume suficiente para abastecer aproximadamente 580 residências durante 30 dias.
A ação foi realizada em conjunto pela Polícia Civil, Polícia Científica e a Equatorial Pará. As autoridades investigam a extensão da fraude e a possível participação de outros envolvidos.
Crime e riscos à população
O furto de energia, além de ser crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a até oito anos de prisão, representa um sério risco à segurança da população. Instalações clandestinas podem causar acidentes, incêndios e quedas de energia, prejudicando o fornecimento regular e seguro do serviço à comunidade.
Como denunciar
A população pode colaborar com as autoridades denunciando casos de furto de energia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:
- Disque Denúncia da Polícia Civil: 181
- Equatorial Pará:
- Telefone: 0800 091 0196
- Site: www.equatorialenergia.com.br
- Presencialmente: em agências de atendimento da distribuidora
Do Ver-o-Fato, com informações do G1Pará