Presidido pelo ministro do Turismo, o paraense Celso Sabino, o encontro de autoridades do G20 neste sábado (21) teve a presença de delegações de 44 países membros e representantes de organizações internacionais, além de convidados. O Portal Ver-o-Fato foi o único veículo de comunicação presente na reunião ministerial.
O evento finalizou um ciclo de reuniões técnicas iniciado em fevereiro e que teve agendas em Brasília e no Rio de Janeiro.
O encontro iniciou com os líderes das 20 maiores economias do mundo apresentando a “Declaração de Belém”, aprovada por unanimidade. O documento estabelece entre as premissas para o desenvolvimento turístico mundial garantir um maior protagonismo à sustentabilidade; à qualificação profissional e ao investimento em infraestrutura.
Os líderes também propõem uma abordagem colaborativa entre governos, setor privado e comunidades locais para impulsionar a atividade turística de forma responsável e resiliente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Fizemos um belo trabalho, com muito esforço, capacidade técnica, cooperação e que entrega não só ao G20, mas também ao mundo uma proposta de modelo de desenvolvimento econômico aliado ao turismo, que irá trazer mais oportunidades, mais cooperação, mais amizade e sobretudo, mais sustentabilidade”, apontou o ministro Celso Sabino.
O Grupo de Trabalho do G20 Turismo definiu quatro eixos principais: sustentabilidade no turismo; gestão de informações; cooperação internacional e o turismo como impulsionador da economia.
“A ‘Declaração de Belém’ reflete o compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo, um grande legado para o turismo global”, afirmou o mestre em Direito Internacional, Gabriel Lisboa.
Com a conclusão da reunião na capital paraense, a “Declaração de Belém” servirá agora como um guia estratégico para as futuras ações do G20 no campo do turismo.
A “Declaração de Belém” teve o apoio de representantes de 47 nações, são elas:
🇿🇦 África do Sul
🇩🇪 Alemanha
🇸🇦 Arábia Saudita
🇦🇷 Argentina
🇦🇺 Austrália
🇦🇿 Azerbaijão
🇧🇴 Bolívia
🇨🇦 Canadá
🇨🇱 Chile
🇨🇳 China
🇨🇴 Colômbia
🇰🇷 Coreia do Sul
🇦🇪 Emirados Árabes Unidos
🇪🇨 Equador
🇸🇮 Eslovênia
🇪🇸 Espanha
🇺🇸 Estados Unidos
🇫🇷 França
🇬🇭 Gana
🇬🇪 Geórgia
🇬🇾 Guiana
🇭🇳 Honduras
🇮🇳 Índia
🇮🇩 Indonésia
🇮🇹 Itália
🇯🇲 Jamaica
🇯🇵 Japão
🇲🇦 Marrocos
🇲🇽 México
🇲🇿 Moçambique
🇳🇬 Nigéria
🇳🇴 Noruega
🇴🇲 Omã
🇵🇾 Paraguai
🇵🇪 Peru
🇵🇹 Portugal
🇬🇧 Reino Unido
🇩🇴 República Dominicana
🇨🇿 República Tcheca
🇷🇺 Rússia
🇸🇬 Singapura
🇨🇭 Suíça
🇸🇷 Suriname
🇹🇷 Turquia
🇪🇺 União Europeia
🇺🇾 Uruguai
🇻🇪 Venezuela