Com a nova cepa do coronavírus já confirmada em pacientes de Belém e do oeste do Estado, nos municípios mais próximos de Manaus (AM), os órgãos de segurança pública do Pará intensificaram a fiscalização para garantir o cumprimento do decreto 800/2020, que prevê medidas de prevenção a novos casos da Covid-19.
Desde 21 de janeiro, quando foi iniciada, a operação State Care, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), já fiscalizou mais de dois mil estabelecimentos em todo o Estado.
De acordo com a Segup, neste último final de semana de fevereiro, de sexta-feira (5) a domingo (7), 15 estabelecimentos foram advertidos, 52 fechados e 75 intimados. No final de semana passado, em menos de 30 minutos, dois estabelecimentos, que vendiam bebidas alcoólicas foram fechados por descumprirem as normas de segurança, em Icoaraci.
Além da Região Metropolitana de Belém, outros municípios, como Paragominas, Ulianópolis, Vigia, Nova Timboteua e Cachoeira do Piriá tiveram estabelecimentos fiscalizados.
A Segup informou que até o dia 8 de fevereiro último foram fiscalizados 2.504 estabelecimentos, dos quais, mais de 409 foram fechados, 224 foram advertidos e 523 intimados. Dos estabelecimentos fechados 51,8% estão localizados em Belém e Marituba (23%).
De acordo com o decreto, estabelecimentos comerciais podem funcionar apenas exercendo a atividade de restaurante. Qualquer movimentação em bar, funcionamento de casas de shows, boates e similares estão proibidos, assim como praias, balneários, igarapés e similares serão fechados durante os finais de semana (sextas, sábados, domingos e segundas e nos feriados).
Os estabelecimentos que descumprirem as normas estabelecidas sofrerão sanções progressivas com advertência e multas, até o fechamento do comércio.
Discussion about this post