Dois primos adolescentes de 13 anos, João Marcos e Rafael Lira, foram executados a tiros na noite de sábado (25), mas os corpos só foram encontrados na manhã de domingo (26), em um terreno baldio, próximo ao Cemitério São Sebastião, a cerca de 4 km da entrada de Altamira, na Região do Xingu, sudoeste paraense.
O encontro dos corpos dos garotos chocou a população da cidade, uma vez que ainda na noite de sábado, familiares fizeram uma grande mobilização pelas redes sociais avisando que os dois estavam desaparecidos e poderiam ter sido vítimas de assalto.
Por volta de 7 horas da manhã de domingo, chegou a notícia trágica: os dois haviam sido baleados por homens desconhecidos quando trafegavam de motocicleta e os cadáveres estavam jogados, ao lado da moto, em um local ermo, perto de um cemitério.
Os corpos apresentavam marcas de perfurações de tiros, segundo constataram os policiais que chegaram na cena do crime. O pai de um dos primos disse que João Marcos e Rafael Lira desapareceram por volta das 19 horas da noite de sábado, quando retornavam com ele do Bairro Buriti, em direção ao Centro da cidade.
Segundo o parente dos garotos contou aos policiais, ele trafegava em uma moto e os dois em outra, quando ele ouviu tiros e olhou para trás, mas perdeu os dois de vista. Como eles não retornaram para casa, o familiar registrou um boletim de ocorrência na Seccional da Polícia Civil de Altamira. Na mesma noite uma equipe policial foi ao local, mas não encontrou os meninos, alegando que a área estava muito escura e que os agentes não conseguiram ver nada.
Ao amanhecer, os corpos dos garotos foram localizados bem próximo ao cemitério, às margens da rodovia BR 230, a Transamazônica. As polícias Civil e Militar foram acionadas e estiveram no local, levantando informações que possam ajudar a esclarecer os crimes.
Uma equipe IML esteva no local para fazer a perícia e remover os corpos para a realização de exames necroscópicos. A polícia informou que os dois adolescentes não têm passagem pela polícia e um deles frequentava um programa social de futebol que é desenvolvido na cidade e participou das atividades no sábado.
A polícia investiga a autoria e a motivação das mortes, mas ainda não tem pistas dos assassinos.