Dos 11 deputados paraenses que concorriam ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano, realizadas no último dia 06, apenas dois se elegeram. São eles o deputado federal Hélio Leite (União), eleito em Castanhal e o deputado estadual Toni Cunha (PL), que será o novo prefeito de Marabá.
Em ambos os casos, após a posse nas prefeituras, em 1º de janeiro de 2025, outros nomes assumirão suas funções nas Casas Legislativas. No lugar de Toni Cunha na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), ficará o primeiro suplente, João Pingarilho (Podemos), que atualmente ocupa o cargo de secretário regional do Baixo Amazonas. Curiosamente, o partido é comandado pelo senador Zequinha Marinho, o que não impediu Pingarilho de exercer cargo de chefia no governo de Helder Barbalho (MDB).
Já o caso de Hélio Leite é diferente, já que ele não foi eleito deputado federal nas eleições de 2022, mas garantiu a primeira suplência e passou a exercer a função no Legislativo quando o então deputado federal Celso Sabino (União) licenciou-se da Câmara para assumir o cargo de ministro do Turismo no governo federal. Pela ordem de suplentes, quem ocupará o cargo a partir de 2025 é Cláudio Mariano (União), pastor vice-prefeito de Sapucaia, na chapa única liderada por Wilton Lima (MDB), que não teve adversários e foi reeleito com 100% dos votos válidos.
“A expectativa agora é trabalhar em favor do nosso estado do Pará, em especial região sul e sudeste do estado”, revelou o pastor com exclusividade para a equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato.
Sobre a importância de ser suplente e trabalhar diretamente com o ministro do Turismo, Cláudio disse que “é super importante, pois ele é presidente do União Brasil Pará e no exercício de mandato como ministro do Turismo contribui muito para o desenvolvimento do nosso estado, e estamos prontos para trabalhar de mãos dadas”, enfatizou.
Outros sete deputados paraenses que concorriam ao cargo de prefeito não conseguiram se eleger. Dois deles disputavam o cargo de prefeito em Marabá, junto com Toni Cunha, são eles Chamonzinho (MDB) e Dirceu Ten Caten (PT), ambos deputados estaduais.
Também membros da Alepa, tentaram conquistar os executivos municipais: Eliel Faustino (União) em Ananindeua, Luth Rebelo (PP) em Breves, Thiago Araújo (Republicanos) em Belém e Wescley Tomaz (Avante) em Itaituba. Assim como Eliel Faustino, o deputado federal Antônio Doido (MDB) perdeu a eleição em Ananindeua.
Dois parlamentares ainda têm a situação indefinida: o deputado federal Éder Mauro (PL) e o deputado estadual Igor Normando (MDB) se enfrentam em segundo turno no próximo dia 27 deste mês, no pleito eleitoral da capital paraense.
Caso o delegado Éder Mauro seja eleito prefeito, quem assume a função na Câmara dos Deputados é o primeiro suplente, que curiosamente trata-se de Everaldo Eguchi (PRTB), que também concorreu ao cargo de prefeito em Belém, mas ficou com sua candidatura sub judice. Assim, o próximo nome seria o de Malaquias Mottin (PL), eleito vereador em Santarém no último dia 06.
No caso de Igor Normando, que havia saído da Alepa para assumir o cargo de secretário de Articulação e Cidadania (Seac), mas retornou ao seu mandato de deputado estadual neste ano e com isso Torrinho Tores (MDB), que ocupava seu lugar, voltou à primeira suplência da vaga na Assembleia Legislativa. Ele deve retornar ao cargo caso Igor seja eleito.
Com as trocas, a nova configuração com os 17 paraenses na Câmara dos Deputados fica da seguinte forma:
MDB – 9
Alessandra Haber
Andréia Siqueira
Antônio Doido
Elcione Barbalho
Henderson Pinto
José Priante
Keniston Braga
Olival Marques
Renilce Nicodemos
PL – 3 (ou 2)
Delegado Caveira
Joaquim Passarinho
Éder Mauro ou Malaquias Mottin
*O partido pode perder uma vaga caso Éder Mauro seja eleito prefeito de Belém e Everaldo Eguchi (PRTB) assuma o cargo
PSD – 2
Júnior Ferrari
Raimundo Santos
PT – 2
Airton Faleiro
Dilvanda Faro
União Brasil – 1
Cláudio Mariano
Já a configuração com os 41 deputados da Alepa fica da seguinte forma:
MDB – 15
Andréia Xarão
Ângelo Ferrari
Carlos Vinícios
Chamonzinho
Chicão
Diana Belo
Eraldo Pimenta
Iran Lima
Martinho Carmona
Paula Titan
Renato Oliveira
Ronie Silva
Wanderlan Quaresma
Zeca Pirão
Igor Normando ou Torrinho Torres
PT – 4
Carlos Bordalo
Dirceu Ten Caten
Elias Santiago
Maria do Carmo
PP – 3
Antônio Tonheiro
Lu Ogawa
Luth Rebelo
PSD – 3
Aveilton Souza
Gustavo Sefer
Nilton Neves
PSDB – 3
Ana Cunha
Cilene Couto
Erick Monteiro
Republicanos – 3
Fábio Freitas
Josué Paiva
Thiago Araújo
PDT – 2
Adriano Coelho
Ivanaldo Braz
PL – 2
Coronel Neil
Rogério Barra
Avante – 1
Wescley Tomaz
Podemos – 1
João Pingarilho
PRD – 1
Bob Fllay
PSB – 1
Fábio Figueiras
Psol – 1
Lívia Duarte
União Brasil – 1
Eliel Faustino