Dois homens acusados de pirataria nos rios do Baixo Tocantins e um jovem suspeito de homicídios e assaltos a mão armada foram mortos, nesta terça-feira (30), em confrontos com policiais, em Igarapé-Miri, no nordeste paraense, e no Distrito da Ilha de Outeiro, na Região Metropolitana de Belém.
Os dois piratas mortos em Igarapé-Miri, identificados como Julielson Ferreira Pinheiro, o “Barros”, e Renato Pinheiro Pantoja, o “Tio Bola”, eram suspeitos de praticar assaltos na região ribeirinha do município e tinham mandados de prisão contra eles.
De acordo com a Polícia Civil, os dois reagiram à ação conjunta de agentes de segurança pública durante a operação “Euterpe IV”, que deu cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual. Um terceiro alvo da ação, Melquisedeque Rodrigues Monteiro, o “Melquis”, conseguiu fugir para uma área de mata.
Os dois suspeitos baleados ainda foram socorridos, mas não resistiram. Segundo a PC, os três homens eram piratas e estavam praticando diversos crimes, como homicídio, latrocínio, tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Eles atuavam no Rio Piquiarana, na zona rural de Igarapé-Miri.
Três investidas, uma fuga e duas mortes
Conforme informações de policiais que participaram das ações, na primeira residência, que era de “Melquis”, o alvo conseguiu fugir por trás de sua casa e correu para a mata. Os policiais então seguiram para o segundo alvo, que era a casa de “Tio Bola”, onde, segundo a Polícia, o acusado recebeu os policiais a tiros e acabou sendo baleado.
Na residência de ‘Barros’, o terceiro alvo, também teria havido reação à ação policial e o suspeito acabou baleado. A Delegacia da Polícia Civil de Igarapé-Miri fez o registro dos fatos.
Já na Ilha de Outeiro, o jovem Cleyton Felipe Batista dos Santos, o “Cleytinho”, de 18 anos, foi morto na tarde de terça, durante uma intervenção do 26º Batalhão da Polícia Militar. Ela era suspeito, segundo a PM, de planejar um ataque a um policial militar.
Segundo ainda a PM, o suspeito seria o responsável pelas mortes de um comerciante e um vigilante, registradas naquele distrito, neste ano. “Cleytinho” também é apontado como o autor de um assalto a uma loja de conveniência situada na Avenida Paulo Costa.
Os policiais militares disseram que deflagraram a operação “Saturação”, com o objetivo de capturar o suspeito, que foi visto em via pública, mas correu quando recebeu voz de prisão. O jovem teria efetuado vários disparos de arma de fogo contra os agentes e invadido uma casa, onde ocorreu novo tiroteio e ele levou a pior.
“Cleytinho” ainda chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci, mas não resistiu. Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38, com seis munições, sendo duas deflagradas e uma picotada, além de 91 embalagens de maconha.