Os confrontos da nova fase de liga da Champions League para a temporada 2024/25 já estão definidos. O sorteio, realizado nesta quinta-feira (29/8) no Grimaldi Forum, em Mônaco, trouxe uma série de novidades para o maior torneio de clubes da Europa. A principal mudança é a eliminação da tradicional fase de grupos com 32 equipes, substituída por uma fase inicial com 36 times, onde cada equipe disputará oito partidas.
Pela primeira vez na história da competição, um software foi utilizado para auxiliar na definição dos confrontos. Assim que um clube era sorteado, o sistema determinava automaticamente os oito adversários que essa equipe enfrentará. Vale ressaltar que times do mesmo país não poderão se enfrentar nesta fase.
Cada equipe jogará quatro partidas em casa e quatro fora. Ao final da fase de liga, os oito melhores colocados avançarão diretamente para as oitavas de final. As equipes que terminarem entre a 9ª e a 24ª posição disputarão um playoff de repescagem, buscando uma vaga nas oitavas.
A grande final da temporada está marcada para o dia 31 de maio de 2025, na Allianz Arena, em Munique, estádio do Bayern de Munique.
Confira como ficaram os principais confrontos:
No Pote 1, o Manchester City terá pela frente adversários como a Inter de Milão, PSG e Juventus. O Bayern de Munique enfrentará times como Barcelona, Benfica e PSG, enquanto o Real Madrid jogará contra Liverpool, Borussia Dortmund e Milan.
Já no Pote 2, o Atlético de Madrid enfrentará o PSG, Benfica e Leverkusen. O Milan terá desafios contra o Liverpool, Real Madrid e Juventus, enquanto o Benfica jogará contra Barcelona, Bayern de Munique e Juventus.
Entre as equipes do Pote 3, o Young Boys terá pela frente a Inter de Milão, Barcelona e Atalanta. O PSV enfrentará times como Liverpool, Juventus e Shakhtar Donetsk.
Por fim, no Pote 4, o Girona jogará contra Liverpool, PSG e Arsenal. O Aston Villa enfrentará Bayern de Munique, Juventus e Celtic, enquanto o Brest terá pela frente o Real Madrid, Barcelona e Bayer Leverkusen.
A nova configuração promete uma temporada ainda mais intensa e competitiva na busca pelo título europeu.