O Bitcoin representa, sem dúvida, a revolução monetária digital do nosso século no que diz respeito à natureza e ao futuro do dinheiro. É também um novo paradigma de como a riqueza pode ser mantida, valorizada e transferida. As criptomoedas hoje influenciam muito o mercado de finanças mundiais, assim que entender sobre elas é importante ainda mais se você deseja investir.
As origens do Bitcoin
O nascimento do Bitcoin (BTC) é fascinante e envolto em mistério, já que seu criador é conhecido apenas pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto.
A criação do Bitcoin remonta a 2009 e é inspirada em um movimento de ativistas libertários chamado Cypherpunk.
Num mundo onde todos os nossos movimentos ou pesquisas são arquivados e armazenados, o movimento Cypherpunk teve como objetivo proteger e melhorar a privacidade de cada indivíduo através do uso de criptografia.
No manifesto deste movimento lemos: “Nós Cypherpunks atuamos na construção de sistemas informáticos anônimos graças ao uso da criptografia, para que a troca de informações e dinheiro permaneça confidencial. Escrevemos os códigos do software e os distribuímos gratuitamente para que estejam disponíveis e sejam adotados pelo maior número de pessoas.”
A mensagem fundamental por trás do Bitcoin é fornecer ao mundo a capacidade de separar o Estado das políticas monetárias. Não é por acaso que o BTC nasceu no momento da maior crise financeira ligada às hipotecas subprime, na altura da falência do Lehman Brothers.
Aqueles que criaram o Bitcoin estavam convencidos de que uma má política monetária levaria o mundo ao desastre. Talvez seja por isso que a criptomoeda líder utiliza apenas princípios financeiros sólidos para garantir o seu valor e utilização.
O que é Bitcoin e como funciona?
De acordo com seu criador anônimo, Bitcoin é um “ sistema de dinheiro eletronico peer-to-peer ”O objetivo por trás da criação do Bitcoin era criar um instrumento de pagamento simples e independente, aceito em todo o mundo e que pudesse ser usado tanto na internet quanto no mundo real. O resultado foi alcançado através de uma combinação de engenhosidade, determinação e habilidade tecnológica.
Bitcoin é uma moeda virtual porque, ao contrário das moedas que normalmente utilizamos, como o euro, o dólar ou a libra, não existe na prática como papel ou dinheiro metálico. É uma moeda fiduciária, pois não é emitida contra quaisquer reservas reais. Além disso, nem sequer é uma moeda emitida contra passivos (como o é o dinheiro bancário). Seu valor intrínseco, portanto, é zero.
BTC é a primeira criptomoeda do mundo, uma forma de dinheiro totalmente digital que permite ao seu titular enviar e receber pagamentos diretamente pela internet. Não há necessidade de intermediários como bancos ou instituições financeiras.
Portanto, uma forma de dinheiro digital descentralizada e livre de controle governamental ou institucional. Na verdade, ao contrário das moedas tradicionais, não existe uma autoridade central, ou seja, um banco ou governo que a controle.
O blockchain, o pilar da nova criptografia digital
Bitcoin é baseado em uma tecnologia conhecida como blockchain.
É uma tecnologia revolucionária de registro digital distribuído que permite o registro seguro e transparente de transações entre as partes sem a necessidade de um intermediário central.
Funciona como um livro-razão público e imutável, no qual as transações são agrupadas em blocos (blocos) interligados (cadeias) de forma criptográfica para formar uma cadeia contínua. A sua interligação faz com que, para que a transação seja bem sucedida, cada bloco desta cadeia é chamado para ver, verificar e validar todos os outros.