Numa partida que pecou pela falta de criatividade das duas equipes e com um sistema defensivo que fez o Águia cair na armadilha bicolor, o Papão venceu o primeiro jogo da semifinal: 1 a 0, gol de Mário Sérgio, de pênalti, em Marabá, na tarde-noite deste sábado, 22.
Um pênalti, aliás, duvidoso, pois a jogada violenta do zagueiro Bruno Limão em Altinho foi realmente falta, mas fora da área, como mostraram as imagens da TV Cultura.
Por jogar em casa e com apoio de sua torcida, esperava-se que o time de Marabá sufocasse o Paysandu desde os primeiros minutos de jogo. Isso não aconteceu e o que se viu foram opções de jogadas que não deram certo para fugir à marcação da zaga bicolor e finalizar com chance de furar as redes.
O treinador Márcio Fernandes posicionou o time mais atrás, principalmente no segundo tempo, após construir a vantagem no placar. O objetivo era dar o “bote” em jogada de contra-ataque e matar o jogo. O Papão chutou apenas duas bolas em direção ao gol: uma, a do pênalti bem cobrado por Mário Sérgio, entrou, enquanto a outra caiu nos braços do goleiro Axel.
Vamos e venhamos: o primeiro tempo foi uma pelada, jogada em um gramado ruim e com a bola quicando. Tanto o Papão quanto o Águia faziam um jogo estudado, um apostando no erro do outro para abrir o marcador.
O primeiro chute na direção do gol veio veio somente aos 15 minutos, quando Castro mandou uma sapatada da intermediária e Thiago quase toma um frango. Ele tentou espalmar, mas a bola quase entra pelo alto, ganhando a linha de fundo em escanteio.
Aos 25, Genilson também chutou de longe e desta vez foi Axel quem precisou se esforçar para não ter a meta vazada. Ganhou aplausos de sua torcida. O jogo foi se arrastando, ora com jogadas ríspidas dos dois lados, ora com chutes descalibrados para fora. A fase inicial acabou com um futebol de pobreza franciscana.
Passes errados
Pouca coisa melhor foi o segundo tempo. Quem não queria correr, passou a ganhar velocidade. A bola, porém, apanhava com muitos passes errados. Aos 9, Eltinho pela esquerda levou a bola na direção da área e foi parado com falta por Bruno Limão. O juiz deu pênalti, A chiadeira dos jogadores do Águia foi geral. Mário Sergio cobrou e carimbou as redes do dono da casa.
Os 36 minutos restantes, mais 8 de acréscimo, tiveram maior presença do´Águia na área bicolor, levando perigo. Nessa hora, quem brilhou foi Thiago Coelho, um paredão que evitou o empate. Final, Papão 1 a 0.
Leva a vantagem do empate no sábado, 29, dentro do caldeirão da Curuzu. Ao Águia resta vencer por um gol de diferença para ir aos pênaltis, ou por dois gols para encarar a final do campeonato.
O vencedor enfrenta o vitorioso da outra guerra, no domingo, 30, entre Remo e Cametá.
Melhores momentos e gol: