No final da manhã deste sábado, 9, ocorreu a cerimônia de descida do Glória, onde normalmente a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré desce e fica apenas no altar da Basílica Santuário, porém, este ano houve uma quebra do protocolo e a estatueta foi levada até as escadarias da Basílica, onde cerca de 400 pessoas puderam ver de perto a imagem.
Dom Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, justificou a quebra do protocolo dizendo: “não se pode afastar Nossa Senhora do povo, Maria é mulher do povo”. A imagem foi levada pelas mãos do coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins, com o apoio de guardas de Nazaré, que estavam visivelmente emocionados.
A saída da imagem original da Basílica é algo raro e só havia ocorrido outras duas vezes na história. Uma das vezes ocorreu durante a procissão do Círio de número 200. Outra vez se deu durante a visita do Papa João Paulo II à Belém.
A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada em 1700 pelo o caboclo Plácido, no igarapé Murutucu – onde hoje é a travessa 14 de março, em Belém. A estatueta tem 28 centímetros de altura e fica no Glória, sobre o Altar-mor da Basílica de Nazaré.
Veja o vídeo do momento da saída da imagem original: