Sem luz no local alugado e sem o dinheiro que pagou à Celpa – que agora também mudou de nome, passando a chamar-se Equatorial Energia -, o jornalista Otaciano Carlos informou ao Ver-o-Fato que pretende processar judicialmente a concessionária de energia para que ela lhe devolva com juros e correções os valores desembolsados.
“Eles (Celpa) falaram que eu não ficaria sem energia no Natal, mas a coisa está ficando feia, porque não cumprem o que dizem”, relatou Otaciano. Ele explicou que a Celpa, por outro lado, decidiu que não irá devolver os R$ 3 mil que Otaciano pagou à empresa por conta do acordo para saldar uma dívida do dono do imóvel.
A empresa rompeu o acordo, depois da denúncia feita pelo jornalista ao Ver-o-Fato, apontando uma dívida de R$ 33 mil. “Fiquei sem nada e no prejuízo total”, conclui Otaciano, que já constituiu advogado para ingressar ainda nesta semana com ação contra a Celpa.
Ele já denunciou o caso ao Ministério das Minas e Energia, cuja Ouvidoria até forneceu o número do Zap do órgão público para denúncias dos paraenses contra a Celpa. O Whatsapp do MME é 61- 9103.6096
“Seria interessante as pessoas reclamarem na concessionária de energia e na ANEEL (e nos mande todos os protocolos, por favor). Segue roteiro, que chamamos de caminho do entendimento”, respondeu a Ouvidoria ao ofício do jornalista.Só que o caso dele já passou pela Ouvidoria da Celpa e não foi resolvido. Pelo contrário, complicou ainda mais. O prejuízo ficou do lado mais fraco: o do consumidor.
“Agradecemos o seu contato, e informamos que para maior agilidade no atendimento da sua demanda, faz se necessário seguir as seguintes etapas:
1) Inicialmente, fale primeiro com a sua distribuidora.
O telefone da sua distribuidora encontra-se na sua conta de luz e a ligação é gratuita. Anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer.
2) Se não obtiver retorno no prazo informado ou se discordar da resposta recebida, entre em contato com a Ouvidoria da Distribuidora, a qual deverá apresentar esclarecimentos em até 15 dias.
O telefone da Ouvidoria da sua Distribuidora, também, encontra-se na sua conta de luz e a ligação é gratuita. Anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer.
3) Caso a Ouvidoria da distribuidora não responda nesse prazo ou caso discorde da resposta recebida, entre em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio dos canais:
Telefone: 167 Internet: : http://www.aneel.gov.br/orientacoes-ouvidoria-setorial
Aplicativo de celular: ANEEL CONSUMIDOR, por meio dos seguintes endereços: Android:https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.aneel.ouvidoria IOS: https://itunes.apple.com/br/app/aneel-consumidor/id1376789654?mt=8
Destacamos a importância de guardar os protocolos gerados, para que a ANEEL possa tratar com mais rapidez sua demanda.
Atenciosamente,
Ministério de Minas e Energia
Ouvidoria-Geral”
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