Francisco Sidou – jornalista e escritor
O governador do Pará ( candidato a Imperador do Norte) Helder Presente deveria reciclar os procedimentos desse malfadado BRT-Metropolitano, que, a exemplo de seu “irmão” enjeitado de Belém, já nasceu defasado como solução para problemas de mobilidade em grandes centros urbanos.
Como venho demonstrando à exaustão, “salvar ” esses BRTs ainda é possível “… As plataformas podem ser usadas pelos modernos ônibus elétricos do sistema VLP, com duas baterias , autonomia de 500 km, climatizados , com Hi fi e USB e capacidade para 150 passageiros.
Esse moderno sistema, também conhecido como metrô de superfície sem trilhos, já está funcionando aqui em São José dos Campos, uma cidade com 750 mil habitantes ( a metade da população de Belém), mas considerada Cidade Inteligente e modelo em mobilidade urbana e cultura ambiental.
Por que insistir em um sistema defasado e até mais caro , senhores do destino do Pará e de nossa querida Belém ?
Em artigo anterior já mostrei as vantagens desse sistema em operação em São José dos Campos (SP), que possui 750 mil habitantes – metade da população de Belém.
“O sistema Linha Verde pode substituir com vantagens o BRT-Belém e o fantasmagórico BRT-metropolitano, ambos defasados e que já nasceram ultrapassados. Belém merece esse salto de modernidade com vistas à COP-30, não, governador Helder Barbalho e prefeito Edmilson Rodrigues ? Ousar é preciso !
O Sistema VLP ( Veículos Elétricos sobre Pneus) é, atualmente, o modelo mais indicado para contornar os problemas principais da Mobilidade Urbana. Por que não exigirá novas intervenções nas vias já congestionadas. No passado, quando da infausta e desastrada opção pelo BRT ( concebido em pecado original e que já nasceu velho) a opção mais adequada e moderna teria sido o metrô de superfície.
Pior que o BRT-Metropolitano segue os mesmos passos , atrapalhando o tráfego ao invés de descongestionar a entrada e saída de Belém. Tivesse o governador Helder melhores conselheiros teria optado pelo metrô de superfície interligando Belém a Castanhal, com estações em Ananindeua, Marituba e Santa Izabel do Pará. E a Prefeitura de Belém poderia fazer o ramal para Mosqueiro. Seria um salto de modernidade para nossa querida Belém, às vésperas da COP-30, quando será uma vitrine globa.