Uma imagem, gravada com celular e divulgada nas redes sociais, ontem, mostra a truculência de agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que ao pararem um motociclista e tentarem algemá-lo, fizeram-no desmaiar na calçada da avenida Almirante Barroso com a Júlio César.
O rapaz levou um “mata- leão” 9 estrangulamento) dos agentes, desmaiou e ficou estirado na calçada, enquanto a moto era apreendida. Ele teria reagido à abordagem.
A mulher que gravou a cena de violência publicou seu relato nas redes sociais:
“Hoje, em uma blitz na Almirante Barroso com a Júlio César, eles estavam parando alguns motociclistas e fazia um tempo que esse rapaz estava parado lá com eles e se recusava a sair de sua moto, foi então que eles foram tirar ele à força e de repente deram um mata leão nele que acabou deixando ele desmaiado.
Eu comecei a gravar, no que eu estava gravando um dos guardas viu e veio pra cima de mim já tentando me intimidar com uma arma. Nesse momento eu parei de gravar, mas tinha bastante gente no local.
No momento em que parei de gravar, um deles veio e começou a me intimidar com a arma, falando que iria tirar fotos minhas e me levar para a delegacia, e a todo momento querendo tocar em mim pra pegar o celular, mas meu esposo estava comigo e não deixou. E eu falei pra ele também que estou gravida, se ele tocasse em mim iria dar BO pra ele, mais ainda.
Levaram o rapaz inconsciente dentro do carro e a moto também foi apreendida”.
Quem é
O rapaz da motocicleta é entregador do delivery e trabalha em um restaurante. Para “proteger minha família”, ele prefere não divulgar o nome. E diz que após sofrer o “mata leão” e levar spray de pimenta no rosto, ainda sofre “muita dor na garganta”. Ele sofre de asma e manifesta falta de ar, além de sentir dificuldades para falar.
Fala, a prefeitura
Segundo nota divulgada pela assessoria da prefeitura de Belém, a Guarda Municipal “estava realizando uma fiscalização conjunta com a Semob, para inibir a circulação de veículos não autorizados nas pistas do BRT, com o objetivo de evitar acidentes”. Diz que o motociclista “se recusou a sair do veículo”.
O prefeito Zenaldo Coutinho tomou conhecimento do fato pelas redes sociais e mandou que o caso “fosse apurado”. A nota da PMB encerrada informando que o motociclista “foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento e em seguida foi liberado”.
Discussion about this post