O galo cantou mais cedo na capital do Pará. Na manhã de ontem, as equipes de policiais civis da Divisão Especializada e Divisão de Narcóticos deram cumprimento a quatro mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra Antônio Alves Ribeiro, Maria Eduarda Miranda Ribeiro, Thiago Cardoso dos Santos e Valdir Nunes dos Santos.
Eles são acusados de crimes como tráfico e associação para o tráfico ilícito de entorpecentes em Belém. As investigações começaram em outubro do ano passado, quando a equipe monitorava criminosos oriundos do exterior que traziam drogas para o Brasil por meio de embarcações.
Diligências e monitoramentos foram realizados nos municípios de Gurupá e Porto de Moz a fim de localizar os criminosos e o carregamento de entorpecentes. Brasileiros e estrangeiros, principalmente peruanos, faziam parte do esquema. O grupo que trazia o carregamento fazia o transbordo para traficantes do Pará para posterior distribuição interna.
Após intenso trabalho investigativo, o pedido de prisão e de busca e apreensão foi ajuizado, deferido e cumprido nesta manhã. O traficante Valdir Nunes dos Santos, o “Ninja”, um dos presos, já tinha contra ele um mandado de prisão com sentença condenatória oriunda da comarca de Cametá, pelo crime de assalto a banco na modalidade Sapatinho, ocorrido em 2020.
Durante a operação de hoje foram apreendidos:4 tabletes de skank – maconha turbinada -, 4 aparelhos celulares, cadernos de anotações, joias, um veículo VW Saveiro cor Branca, dentre outros documentos.
Com a apreensão de diversos dispositivos eletrônicos será possível intensificar o trabalho investigativo a fim de identificar e neutralizar todo o bando criminoso.