Você já viu e ouviu de tudo nesta vida? Claro que não. A cada dia – ainda mais em tempos de redes sociais – o que parece insuperável logo fica em segundo plano por outra novidade. Vejam, por exemplo, o que acontece na Seccional Urbana da Cremação, em Belém.
Em um vídeo enviado ao Ver-o-Fato, um oficial diz que a ordem do secretário Jarbas Vasconcelos e do governador Helder Barbalho é que a tropa da Polícia Militar se faça presente nas cadeias “sem Comando Vermelho, sem facção criminosa”.
Após dizer que os encarcerados já aprenderam o que fazer, ele conta 1,2 e 3, e logo os presos – alguns deles segurando a bandeira do Pará – começam a entoar em voz alta o Hino Nacional. Todos muito contritos, inclusive os policiais militares que fazem a segurança da cadeia.
Enquanto a cantoria patriótica rola no ambiente, alguém filma tudo no celular e faz uma panorâmica do local. Vê-se, ao fundo, uma fotografia de Helder Barbalho pregada na parede da prisão.
Quem canta, já dizia o poeta, seus males espanta. Até mesmo quando é obrigado a decorar, ensaiar e cantar o Hino Nacional?
Discussion about this post