Em uma operação denominada “Quimera”, a Polícia Civil do Pará cumpriu hoje pela manhã 12 mandados de busca e apreensão em investigação de suposta fraude na compra de respiradores pulmonares pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), um dos locais onde os agentes policiais estiveram.
Segundo a polícia, recursos do Fundo Municipal de Saúde foram usados de forma ilegal na aquisição dos equipamentos para ser usados na pandemia da Covid-19. Os mandados são cumpridos em endereços localizados em dois órgãos municipais (cinco endereços compostos por dez setores, incluindo secretarias, além de quatro residências.
A operação é realizada pela Diretoria Estadual de Combate a Corrupção (Decor) e apura crimes de fraude a licitação, falsificação de documento particular, peculato, dentre outros crimes. A polícia fez buscas na sede da empresa GM Serviços Comércio e Representação e em dois locais que, durante a investigação, foi constatado que servem como ponto de fachada.
Na apuração de irregularidades já está em andamento uma ação de improbidade administrativa instaurada pelo Ministério Público Estadual. O Ver-o-Fato aguarda manifestação da prefeitura de Belém. A ordem para a operação de hoje foi expedida pelo juiz da Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares da Capital, Heyder Tavares.
Discussion about this post