Um homem foi preso no Aeroporto Internacional de Belém ao ser flagrado com pelo menos 70 cápsulas de cocaína no estômago. A Polícia Federal cita que ele planejava embarcar com a droga no corpo rumo à França.
O homem, que é paraense, teria ido a Roraima, atravessado a pé a fronteira com a Guiana e chegado ao Suriname, onde trabalhou em garimpo. Na região de garimpo, grupos de traficantes costumam cooptar pessoas em situação de vulnerabilidade social para o transporte internacional de drogas.
Segundo a PF, o abordado confessou o tráfico internacional de drogas, passou por raio-X no Hospital Metropolitano de Belém e aguardou, sob acompanhamento médico, que a droga fosse expelida. É um procedimento médico delicado. Se uma cápsula estourar no estômago, a morte é certa.
O homem chegou à capital paraense às 5h da manhã de ontem, 9, vindo de Paramaribo, no Suriname. Em um hotel, já em Belém, engoliu as cápsulas e aguardava o voo que partiu às 12h35 para Guarulhos (SP). De lá, pretendia desembarcar no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, ainda esta noite.
A descoberta do passageiro com droga engolida parte do trabalho constante de investigação do Núcleo de Polícia Aeroportuária da Polícia Federal. O abordado estava com pílulas de medicamentos em embalagem transparente no bolso, provavelmente usadas para dilatação do sistema digestivo, de forma a facilitar a ingestão das cápsulas de cocaína.
Com ele, também foram apreendidos 700 euros em espécie. Um inquérito será aberto para investigar a origem da droga e outros participantes do crime.