Um dos principais atalhos para evitar o grande fluxo de veículos da avenida Augusto Montenegro, a Passagem Xingu, interliga o bairro do Tenoné e Conjunto Maguari ao Conjunto Satélite, em Belém. Durante as manhãs e finais de tarde, a via é muito utilizada por condutores de carros, motos e bicicletas, mas o crescente uso por parte de veículos pesados, está prejudicando o fluxo e gerando muita reclamação.
Na manhã desta quinta-feira, 1, moradores das proximidade registraram que caminhões trancaram a via, causando um imenso engarrafamento que se estendeu pelos dois conjuntos. Segundo o relato de moradores e como pode ser percebido por quem passa por lá, os dois sentidos da passagem contém apenas uma única faixa, de modo que veículos pesados até passam, mas com extrema dificuldade.
Mesmo assim, moradores indignados informaram que é cada vez mais comum que motoristas de caminhões utilizem a via como atalho. Se somando a ônibus e veículos de grande porte da empresa Equatorial, a dificuldade de passar no local está sendo cada vez mais intensa, principalmente quando esses veículos se encontram quando estão em sentidos diferentes, causando paralisação no trânsito.
Foi que ocorreu nessa manhã, 1, quando um caminhão de transporte de cervejas e outro que transportava material de construção, se encontraram e não conseguiam passar, bloqueando os dois sentidos. Segundo relatos, motoristas de carros particulares ficaram na bronca, chegando a descer de seus veículos para questionar os caminhoneiros que dispõem de outras vias estruturadas para trafegar, mas preferem causa o empecilho.
Um grande engarrafamento se formou nas redondezas, causando irritação, bate-boca e protesto com buzinas.
Em maio deste ano, moradores da região mandaram ao Ver-o-Fato um vídeo que mostra um caminhão que bateu no muro do local, após uma manobra desastrada. Na ocasião, também foi ressaltado as péssimas condições da via, que estava só buracos, mas uma semana após a reportagem, o problema foi resolvido.
Dessa vez os populares pedem a presença da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém(Semob) para ordenar o trânsito no local.