Indignado, o modelo Nícholas Schuh (@schuhnicholas) gravou um vídeo onde faz um apelo pela sustentabilidade após encontrar sapatos descartados na frente de uma loja de calçados na Avenida Brás de Aguiar, bairro de Nazaré, em Belém.
Ele mostra sapatos que seriam de coleções passadas, mas que aparentavam estar propositadamente danificados para que não fossem reutilizados após serem jogados no lixo. O modelo argumenta que poderiam ser doados. Após grande repercussão, a loja disse que houve falha e o descarte não foi apropriado.
O vídeo foi repercutido pela página do Padre Júlio Lancellotti, bastante conhecido pelo engajamento em causas sociais, obtendo milhares de visualizações. Nos comentários, muitos apontam que a loja não teria tido responsabilidade social na forma como descartou os produtos. Na conta dele no Instagram, Nícholas disse que o vídeo foi feito para conscientizar e não para atacar.
O estabelecimento emitiu nota informando que medidas internas serão tomadas para que esse tipo de ação não volte a ocorrer em nenhuma de suas lojas. O comunicado ainda anuncia que em breve haverá um projeto de ressignificação de coleções passadas e avarias.
Veja o vídeo: