O atleta José Evandro Gonçalves Teixeira, participante da última etapa do Circuito de Corridas promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), morreu neste domingo (1º) após passar mal durante a prova, realizada em Belém. Ele chegou a ser socorrido e transferido para o Hospital Metropolitano de Belém, mas não resistiu.
Em nota oficial, a OAB-PA informou que José recebeu os primeiros socorros no local, com atendimento feito por uma ambulância UTI que acompanhava o evento. No entanto, apesar da transferência ainda com vida para a unidade hospitalar, o atleta faleceu.
O circuito, que contou com um percurso de 21 km, teve início na sede da Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP), na avenida João Paulo II. Nas redes sociais, participantes e espectadores levantaram questionamentos sobre a estrutura do evento, apontando dificuldades de acesso à ambulância em algumas partes do trajeto.
A Comissão do Circuito de Corridas da OAB-PA afirmou, em resposta, que cumpriu todas as exigências necessárias quanto à estrutura e aparato médico. “Disponibilizamos a estrutura conforme orientações das autoridades competentes, incluindo suporte médico adequado para um evento dessa magnitude”, destacou a organização.
A Ordem também expressou pesar pela morte do atleta. “A OAB-PA se solidariza com os familiares e amigos de José Evandro Gonçalves Teixeira. Estamos prestando todo o apoio necessário neste momento de luto e acompanhando os desdobramentos do caso junto à organização do evento”, comunicou a instituição.
Do Ver-o-fato, com informações do G1 Pará