Na manhã desta quarta-feira, 14, os católicos paraenses foram pegos de surpresa com a notícia de que o Círio seria realizado presencialmente este ano. O Diário Online disse que “segundo fontes ligadas à diretoria da Festa, ritmo de vacinação e queda de casos e mortes favorecem a realização da programação tradicional”.
A notícia causou um alvoroço nas redes sociais, com muitas pessoas comemorando e observando que seria mais um indício de vitória contra a pandemia de coronavírus.
Mas após a euforia, um banho de água fria: a Diretoria da Festa de Nazaré emitiu uma nota que esclarece que nenhuma decisão sobre a realização do Círio, em seu formato tradicional, foi tomada. A diretoria também diz que vai apresentar ainda esse mês uma sugestão de programação para as autoridades competentes, mas que somente no dia 8 de agosto irá apresentar oficialmente a programação ao público.
Leia a nota oficial da Diretoria da Festa de Nazaré:
“Acerca de notícias que dão conta da realização do Círio 2021 em seu formato tradicional, a Diretoria da Festa de Nazaré esclarece o seguinte:
1. Não há até o momento nenhuma decisão nesse sentido, seja da DFN, dos Padres Barnabitas ou da Arquidiocese de Belém.
2. A programação sugerida será apresentada ainda este mês aos órgãos de saúde e segurança do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém, a fim de que se alcance uma decisão coletiva.
3. A principal preocupação da Diretoria da Festa é com a saúde do povo do Pará, daí porque a programação será pautada pelo cuidado e pela atenção com as questões sanitárias ainda pungentes.
4. Após as tratativas oficiais, a programação será anunciada ao público no dia 08/08/2021, em pronunciamento oficial de Sua Excelência Reverendíssima, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.
Belém, 14 de julho de 2021.
Diretoria da Festa de Nazaré”