Dois homens suspeitos de assaltar agências bancárias com a utilização de explosivos foram mortos pela Polícia Militar, durante troca de tiros, na noite de ontem (12), em Altamira, na Região do Xingu, sudoeste paraense. Outro suspeito de participar do bando foi preso em flagrante.
Segundo a Polícia Civil, os bandidos estariam se preparando para assaltar uma agência bancária localizada no município de Medicilândia, a cerca de 90 km de Altamira. O planejamento do assalto estaria sendo feito em uma casa localizada no Bairro Brasília.
Equipes da Polícia Militar seguiram para o local e fizeram o cerco, mas dois suspeitos teriam reagido à ação, atirando contra os policiais. No revide, os acusados Alessandro Matias Alves e Henrique Xavier dos Santos foram baleados e morreram quando eram levados a uma Unidade de Pronto Atendimento.
Um terceiro suspeito que estava na casa, identificado como Wagner Luiz Costa Almeida Barros, não reagiu, foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Altamira.
Foram apreendidos com os suspeitos dois revólveres de calibre 38, um revólver de calibre 32, 12 munições intactas, de calibres 32 e 38, 7 munições deflagradas, quase 400 gramas de maconha, uma balança de precisão e R$ 2.500 em espécie.
A Polícia Civil informou que o trio fazia parte de um grupo criminoso que assalta bancos e também trafica drogas, com atuação no Pará e no Maranhão.
Henrique dos Santos, um dos suspeitos mortos na ação, seria o responsável por colocar e acionar explosivos nos caixas eletrônicos, enquanto Alessandro Alves, o outro morto, além de Wagner Barros, eram responsáveis pela logística e recrutamento de integrantes da quadrilha.
Todos possuem passagens pela polícia. O caso segue sendo investigado para a polícia tentar chegar aos outros envolvidos.