O Ver-o-Fato mostrou nesta semana que os moradores do Conjunto Maguari estavam surpresos e alegres com a frota de 16 ônibus que voltou a operar e manter final da linha no local. Mas a alegria da comunidade parece ter dias contados, pois a empresa Belém-Rio está alegando que não há rentabilidade econômico-financeira para operar no Conjunto.
A atual frota de 16 veículos está circulando em caráter provisório, que iniciou no último dia 13 e terminará nesta domingo, dia 19. Essa medida ocorreu por conta de determinação do Ministério Público do Estado do Pará, que nesse período fará uma coleta de dados que possa instruir judicialmente o pedido de desistência da linha.
O que diz a Semob sobre isso? Quem mandou a empresa fazer a linha Maguari? E a empresa, não fez pesquisa para saber fluxo mínimo e máximo de passageiros, horários de pico, etc,? O Maguari não dá lucro? A comunidade é economicamente inviável para a empresa?
Muito estranho, isso. A Belém-Rio é do grupo de Jacob Barata, o empresário que dá as cartas no transporte público há décadas na capital do Pará.
O povão sabe das coisas: alegria de pobre dura pouco.
Com a palavra, a Semob
“A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) informa que está realizando pesquisa de demanda de passageiros entre os usuários da linha Conjunto Maguari – Ver-o-Peso.
Iniciado na última terça, dia 13, o levantamento segue até domingo, 19, e foi uma medida determinada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para coleta de dados que possam instruir judicialmente o pedido de desistência da linha por parte da empresa Belém-Rio, que alega não haver rentabilidade econômico-financeira nesta operação.
Para viabilizar esse levantamento técnico, o Ministério Público recomendou, em caráter provisório, a circulação de 16 veículos como frota operacional da linha Conjunto Maguari – Ver-o-Peso, de segunda até domingo (dia 19), de 4 horas da manhã à meia-noite.
Cabe ressaltar que, desde o final de fevereiro, a SeMOB vem realizando tratativas para a substituição da empresa, analisando potenciais novas operadoras e alternativas de atendimento aos usuários, mas também lavrando autos de infração à Belém-Rio por descumprimento da ordem de serviço”.