Três advogados foram vítimas de violência e abuso de autoridade por parte de policiais militares na noite desta segunda-feira, 03, conforme cenas gravadas no local e que estão circulando nas redes sociais. O fato aconteceu dentro das instalações da Associação Sociocultural Bela Vista, no bairro de Val-de-Cães, em Belém, sendo vítimas os advogados Thiago Benjamin de Souza, Francisco Silva Cardoso Neto e Marely Conceição Marvão Cardoso. A OAB Pará, através do presidente Eduardo Imbiriba, lamentou o fato ocorrido, mostrando sua indignação com a ação violenta e descabida por parte de policiais da PM do Estado. E está tomando as providências cabíveis na defesa dos advogados, conforme o caso requer.
Segundo os relatos, Thiago Benjamin foi detido enquanto estava em atividade profissional nas dependências da Associação que ele representa. A intervenção da Polícia Militar, como mostra o vídeo, ocorreu de maneira violenta, resultando na prisão de Thiago, que teve sua camisa rasgada, e em agressões aos outros dois advogados presentes, que estavam no exercício de suas funções profissionais.
Após o ocorrido, os três advogados registraram Boletim de Ocorrência e se submeteram a exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal. Além disso, pretendem fazer uma representação junto à Corregedoria da Polícia Militar em relação ao comportamento dos policiais envolvidos.
Tão logo tomou conhecimento, o presidente da OAB, Eduardo Imbiriba, acionou a comissão de Prerrogativas, que, de imediato, se juntou aos advogados vítimas das agressões, acompanhando todos os passos, prestando apoio e tomando as providências necessárias.
Nas imagens divulgadas, é possível ver o advogado sendo algemado, jogado ao chão e arrastado para fora do prédio. Um dos policiais tenta impedir o registro das imagens, feitas por outro advogado. Veja o vídeo abaixo: