O corpo de Adriano Viegas, de 16 anos, foi encontrado ontem no trapiche do distrito de Icoaraci, em Belém, encerrando uma busca que mobilizou autoridades e familiares. O jovem havia desaparecido na quarta-feira (4), quando tomava banho de rio na Orla de Icoaraci, em uma área conhecida como Praia do Sabão, na companhia de um amigo.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) foi acionado para realizar as buscas assim que o desaparecimento foi reportado. Na manhã de quinta-feira, os militares reiniciaram as operações na tentativa de localizar Adriano, que até então era considerado desaparecido.
Seu corpo foi avistado por moradores por volta das 21h30 e removido pelos bombeiros, sendo posteriormente encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a perícia.
Em comunicado, o CBMPA informou que “os militares da corporação fizeram a remoção do corpo para a Polícia Científica”, destacando o papel da comunidade local que ajudou na localização do cadáver. Uma equipe do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM) também prestou apoio no desenrolar da ocorrência.
A Seccional de Icoaraci investiga o caso para esclarecer as circunstâncias que levaram ao afogamento.
Reconstituição dos fatos
De acordo com relatos de familiares, Adriano e seu amigo estavam realizando atividades físicas na Orla de Icoaraci antes de decidirem entrar na água, por volta das 18h30 da quarta-feira. A dupla tentou nadar até uma embarcação antiga, encalhada no meio do rio, porém, Adriano, que estava na frente, acabou se afastando. Momentos depois, o adolescente gritou pedindo ajuda, sendo rapidamente arrastado pela correnteza.
Seu amigo, que estava mais próximo da margem, tentou resgatá-lo, mas Adriano desapareceu antes de qualquer tentativa de salvamento. Segundo os familiares, o jovem vestia uma calça de moletom, peça que pode ter dificultado sua movimentação na água e contribuído para o trágico desfecho.
O caso gerou comoção na comunidade local, com familiares e amigos de Adriano acompanhando de perto as buscas. Agora, resta às autoridades investigarem se houve outras circunstâncias que podem ter contribuído para o acidente e se todas as medidas de segurança foram observadas no local.