A filha de uma paciente de 69 anos, internada em estado grave no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém, gravou um vídeo e publicou nas redes sociais e aplicativos de mensagens, pedindo socorro para a mãe, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva do hospital e precisa com urgência de uma tomografia computadorizada.
O problema é que o tomógrafo do hospital, segundo os servidores que atenderam a paciente, está com defeito e sem previsão de conserto. A situação se agravou porque, devido ao quadro de saúde da paciente, que está com suspeita de acidente vascular cerebral, ela não pode ser removida da UTI para outro hospital, pois pode evoluir a óbito.
O pedido de socorro foi feito por Sônia Amaral Moreira, filha da paciente Lucimar Mendonça Amaral. Segundo ela, a mãe está internada no Abelardo Santos há 41 dias e no último dia 19 foi levada para a UTI com suspeita de AVC. “Para minha surpresa, tive informação de que o aparelho de tomografia já estava quebrado havia três dias”, ressaltou Sônia Moreira.
Em seguida, ela foi avisada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário do hospital que há tomógrafos em outros hospitais de retaguarda, mas a mãe dela não poderia ser transferida devido à gravidade do estado de saúde da idosa.
Sônia Moreira protocolou uma reclamação no hospital, solicitando informações sobre as providencias que estão sendo tomadas para o conserto do tomógrafo e o atendimento adequado da mãe. Ela disse ainda que vai procurar o Ministério Público para fazer uma denúncia contra o Abelardo Santos.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: o que dizem sobre esse absurdo, o governador Helder Barbalho e a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa)?
Veja o vídeo: