O Paysandu derrotou o Altos do Piauí por 3 a 2, na noite deste sábado (18), em partida dramática, no estádio Albertão, em Teresina, e assumiu a liderança provisória do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C, com 27 pontos. O Papão tem dois pontos a mais que o Manaus, que tem 25 e joga em casa, amanhã, contra o Ferroviário (CE).
Se o time amazonense vencer, o Lobo alviceleste garante vaga no quadrangular de acesso à Série B. Outro resultado que interessa ao Papão é a derrota do Botafogo da Paraíba para a Jacuipense, também amanhã.
O Altos não respeitou a camisa bicolor, foi logo para cima do Paysandu e com um minuto de jogo ameaçou duas vezes o gol de Victor Souza. Na segunda vez, a mais perigosa, o meia Manoel bateu forte de esquerda, mas Victor Souza espalmou para escanteio.
O Paysandu reagiu e abriu o placar aos 7 minutos, com uma cabeçada do atacante Robinho, encobrindo o goleiro Fábio, após um lançamento do meio de campo, em que toda a defesa do Altos falhou na jogada. Logo em seguida, aos 12 minutos, o Altos aproveitou uma falha da zaga do Paysandu e empatou o jogo, em grande jogada do meia Manoel, que recebeu cruzamento da esquerda, cortou dois zagueiros do Paysandu e mandou uma bomba de esquerda, estufando a rede do goleiro bicolor.
O jogo perdeu intensidade, mas o Papão chegou com perigo antes dos 30 minutos, com o lateral Diego Matos, que avançou pela esquerda e cruzou na área, mas o zagueiro Lobo botou para escanteio, dando um susto no goleiro. O Altos virou o placar aos 33 minutos, em cobrança de falta do meia Netinho, que o lateral direito bicolor Leandro Silva desviou de cabeça para dentro do gol, enganando o goleiro Victor Souza.
O Paysandu reagiu e empatou aos 38 minutos, com o zagueiro Perema, que subiu sozinho na área e emendou uma falta cobrada por Diego Matos pelo lado esquerdo do campo. Foi uma “voadeira” na bola, que deixou o goleiro Fábio sem ação. No final do primeiro tempo, o técnico do Paysandu, Roberto Fonseca, tirou Ratinho, contundido, e botou Jonnathan, no meio de campo .
Leandro, a redenção
Na volta para o segundo tempo, o treinador bicolor tirou o meia Ruy e botou José Aldo em campo e o comandante do Altos tirou Lucas Campos e colocou Amilcar, também no meio. Aos 8 minutos, Leandro Silva pegou a sobra de escanteio na pequena área do time piauiense e revirou o placar para 3 a 2 para o Papão. O lateral se redimiu do gol contra que fez no primeiro tempo.
O Altos quase empatou de novo aos 13 minutos, quando o atacante piauiense subiu sozinho na pequena área, mas para sorte da equipe alviceleste, errou a cabeçada. O treinador do Altos trocou Betinho por Cesinha e Rodrigo Andrade por Juninho Arcanjo, no ataque, aos 18 minutos. E aos 29, ele trocou Manoel por Roger.
Já o comandante bicolor tirou Rildo e botou Laércio, na frente. Aos 34 minutos foi a vez de Grampola sair, completamente esgotado em campo. Entrou Thiago Santos, na frente. Aos 34 minutos, o Papão quase aumenta, em cobrança de falta, mas a bola batida por Jhonnatan foi na trave, assustando o goleiro do Altos.
Aos 40 minutos foi a vez do Altos acertar a trave bicolor, em chute de Cesinha. Victor Souza rezou para a bola sair. O Papão perdeu um gol aos 48 minutos, quando Jhonnatan passou para Marcelo chutar para fora. Logo em seguida, o zagueiro piauiense desviou para escanteio uma bola chutada por Thiago Santos. Aos 51 minutos, o árbitro encerrou a partida.
Agora o Papão vai enfrentar o Manaus no próximo sábado, na Curuzu.
Raio X da partida
Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior (RN)
Assistentes: Vinicius Melo de Lima (RN) e Francisco de Assis da Hora (RN)
Gols: Robinho, 9, do primeiro tempo Pay); Manoel, aos 12 (Alt); Leandro Silva, contra, 35 (Alt); Perema, 40 (Pay); Leandro Silva, aos 9 do segundo tempo (Pay)
Cartões amarelos: Netinho (Alt) | Diego Matos, Robinho, Victor Souza e José Aldo (Pay)
Altos (PI)
Fabio; Gean, Mimica, Lobo e Tiaguinho; Lucas Campos (Amilcar), Netinho, Rodrigo Andrade (Juninho Arcanjo) e Klenisson (Cesinha); Betinho (Madson) e Manoel (Roger). Técnico: Paulinho Kobayashi.
Paysandu
Victor Souza; Leandro Silva, Perema, Denilson e Diego Matos; Ratinho (Jhonnatan), Marino e Ruy (José Aldo); Rildo (Laércio), Robinho (Marcelo) e Grampola (Thiago Santos). Técnico: Roberto Fonseca.
Melhores momentos e os gols do Papão: