A campanha Outubro Rosa alcança as moradoras da ilha do Combu, com profissionais de saúde que orientam na prevenção do câncer de mama, de colo de útero e outros procedimentos para a saúde das mulheres.
A campanha foi realizada na manhã desta quinta-feira, 20, numa ação da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Oncológica do Brasil.
“Com a programação Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde do Combu, as mulheres que moram lá e nas ilhas próximas têm acesso aos vários serviços que previnem contra o câncer de mama e o câncer de colo de útero, em consultas médicas e serviços de enfermagem, além de práticas complementares para a vida saudável. É cuidar da saúde como um todo”, destaca Aline Gobbo, enfermeira que coordena o programa Saúde da Mulher, da Sesma.
Prevenção e cura
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é segundo tipo de tumor maligno mais comum no Brasil, sendo causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, com potencial de invadir outros órgãos. Quando diagnosticado e tratado adequadamente e em tempo oportuno, apresentam grande chance de cura.
Na roda de conversa com Rafael Cabral, referência técnica em práticas interativas complementares da Sesma, foram abordadas as possibilidades de cura e como aplacar dores crônicas, por meio da acupuntura (terapia feita com agulhas inseridas em pontos específicos do corpo), fitoterapia (técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças) e auriculoterapia (técnica derivada da acupuntura que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas).
Rafael Cabral também orientou sobre técnica de respiração para alívio da dor e qualidade de vida para portadoras de hipertensão e diabetes.
Acesso facilitado
A dona de casa Darlene Souza, 31 anos, participou da ação Outubro Rosa e fez o preventivo de colo de útero depois de dez anos da última gravidez. “Sou moradora do igarapé do Combu e estou atenta à mamografia e a prevenção do câncer do colo de útero. Com a unidade de saúde do Combu, agora é mais fácil o acesso às consultas e digo para as meninas que venham se cuidar enquanto é tempo”, contou.
Os sintomas mais frequentes do câncer de mama são a vermelhidão na pele, alteração e ferimentos no formato dos mamilos e das mamas, nódulos nas axilas e secreção escura saindo do mamilo.
Para a prevenção é recomendável a prática da amamentação, não fumar, alimentação saudável, atividades físicas e evitar alimentos processados. Fonte: Agência Belém