Enfim saiu a primeira vitória do Grêmio Esportivo Brasil na Série C. Neste sábado (7), o Xavante venceu o Remo por 1 a 0, pela quinta rodada. O gol da vitória foi marcado pelo capitão Karl, aos 38 minutos do primeiro tempo. Com o técnico Jerson Testoni suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Cirilo foi o treinador na beira do campo.
A partida teve dois tempos distintos. O primeiro foi equilibrado, porém o Rubro-Negro foi quem criou as melhores chances. O gol da vitória saiu aos 38 minutos. Karl aproveitou um rebote e acertou um belo chute de fora da área. Já a etapa final foi marcada pela pressão do time visitante, mas desta vez o Brasil soube se defender e segurou o 1 a 0 até o apito final.
Com o resultado, o Xavante subiu para seis pontos e termina o sábado em 12º na tabela. Neste domingo a equipe pode perder até três posições. A próxima rodada será contra o Volta Redonda, no domingo, 15 de maio, às 18h, fora de casa.
Com praticamente todo elenco disponível e com uma semana inteira de treinamentos, o técnico Jerson Testoni optou por manter a base dos últimos jogos, com mudanças pontuais na escalação. Na zaga, Gabriel Peres ganhou a vaga de Helerson, muito criticado nas últimas partidas. Com a volta de Júnior Pirambu de lesão, Vini Peixoto foi para o banco e Paulo Victor voltou a jogar pela beirada do lado esquerdo.
A maior parte dos primeiros 45 minutos foi de equilíbrio, porém apenas o Xavante conseguia criar boas chances de gol. O goleiro Vitor Luis não precisou fazer nenhuma grande defesa. Ele foi mais acionando em cruzamentos e para ajudar na saída de jogo.
A primeira chegada de perigo veio em escanteio. Aos 5minutos, Marllon cobrou e Gilberto Alemão mandou de cabeça para fora. No minuto seguinte, Leonan perdeu o tempo da bola e França ficou com ela, porém o atacante rubro-negro arriscou o chute mesmo sem o melhor ângulo e a bola passou longe.
Aos 17 minutos, o Brasil voltou a levar perigo através da bola parada. Mais uma vez Marllon cobrou escanteio pelo lado esquerdo, Gabriel Peres desviou de cabeça e Gilberto Alemão mandou de cabeça na trave. Mesmo sem criar tantas chances como nos últimos jogos em casa, o Xavante conseguiu chegar ao gol aos 38
minutos.
Marllon chutou, a bola bateu no zagueiro e sobrou para Karl. O capitão chutou colocado da meia lua da área, no canto esquerdo de Vinícius, que não pôde fazer nada. Lindo gol e festa do torcedor no Bento Freitas. 1 a 0.
Pressão e alívio no fim
Atrás no placar, o Remo voltou com duas alterações. Uma das novidades chegou com perigo logo aos três minutos. Fernandinho passou pelo marcador, mandou a bomba de longe e a bola passou perto do gol do Xavante. No lance seguinte, o time paraense chegou novamente com perigo. Em falta cobrada na área, Luiz
Meneses afastou parcialmente, no rebote Albano dominou e finalizou com muito perigo.
Diferente do primeiro tempo, na etapa final apenas o Remo atacava. Aos 21 minutos em duas oportunidades o Leão quase chegou ao empate. Primeiro Marlon cobrou falta e Vitor Luiz espalmou. No lance seguinte, Anderson Uchôa arriscou de longe e a bola passou muito perto do ângulo do gol xavante.
Sendo pressionado desde que a bola rolou no segundo tempo, o técnico Cirilo resolveu mudar o time aos 26 minutos. Entraram Rômulo e Vini Peixoto e saíram Gabriel Araújo e França. Mesmo com as mudanças, o Remo seguia dominando. Aos 28, Brenner ajeitou para Fernandinho, que bateu forte e a bola passou perto.
Aos 33 brilhou o goleiro Vitor Luiz. Em cobrança de escanteio, Marciel cabeceou com perigo e o goleiro xavante fez uma grande defesa, no reflexo. Na reta final, o Brasil conseguiu esfriar a pressão do adversário. O maior susto surgiu aos 40 minutos.
Marciel chutou mal, mas a bola sobrou para Brenner, que completou de cabeça para fora. O placar não mudou mais e o Xavante conquistou sua primeira vitória na competição. (Com informações do Diário Popular)
Melhores momentos e gol: