Apenas nas últimas 24 horas, três homens foram assassinados e um corpo foi encontrado no interior do Estado e na capital, mas o número de mortes violentas pode ser maior, pois alguns casos demoram a ser comunicados por ocorrerem em locais afastados e de difícil acesso.
Na madrugada deste sábado (12), por volta de 2 horas, o vigilante Júlio Cézar Ferreira, o “Cezinha”, de 44 anos, foi assassinado a tiros no seu local de trabalho, um posto de combustíveis localizado no Distrito de Palmares, a cerca de 60 quilômetros de Tailândia, na Região do Baixo Tocantins, nordeste paraense.
De acordo com as primeiras informações apuradas na cena do crime, o vigilante foi surpreendido por dois homens que ocupavam um carro preto. Os assassinos chamaram a vítima a pretexto de pedir informações e quando se aproximou do veículo, o trabalhador foi morto.
A ação dos criminosos foi filmada por uma câmera de segurança, cujas imagens estão em poder da Polícia Civil, mas não foram divulgadas até o momento. O caso foi registrado como homicídio na Delegacia da Polícia Civil de Tailândia e ainda não há informações sobre a motivação, que tem característica de execução.
Em Trairão, na Região do Tapajós, oeste paraense, o ex-vereador Antônio Carlos Coelho de Moura, o “Toninho”, de 45 anos, foi executado a tiros na noite de sexta-feira (11), dentro da casa de um parente. Os autores do crime e a motivação ainda são desconhecidos pela Polícia Civil local, que abriu inquérito para esclarecer os fatos.
O que se sabe até o momento é que o ex-vereador foi seguido pelos atiradores quando visitava um tio, por volta de 20 horas. A Polícia Militar foi a primeira ao chegar ao local, acionada por um anônimo, e iniciou as buscas pelos criminosos, mas até agora não obteve êxito.
Na comunidade Curipatá, localizada em frente a Alter do Chão e Pindobal, em Santarém, na Região do Baixo Amazonas, moradores encontraram o corpo de um homem boiando no Rio Tapajós, próximo à margem, já em estado de decomposição, na tarde de sexta-feira.
Um vídeo de uma moradora foi postado na rede social e a Polícia Civil logo foi acionada para o local, juntamente com o Corpo de Bombeiros de Santarém, para fazer o resgate do corpo. O cadáver não tinha nenhuma identificação e estava com parte dos ossos à mostra.
Por causa da distância do achado para a área urbana de Santarém, a Polícia Civil pediu o apoio do Conselho de Segurança (Conseg) e da Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão. No início da noite, o corpo foi resgatado pelas equipes de segurança pública, mas a causa da morte só será esclarecida pela perícia científica.
Em Belém, no Distrito de icoaraci, no Bairro da Ponta Grossa, o corpo de um homem sem identificação também foi encontrado boiando dentro de um braço de rio, na tarde de sexta-feira. O cadáver, que apresentava perfurações de bala, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Instituto Médico Legal.
O acesso ao local é feito por um porto por dentro de uma empresa privada. A Polícia Civil iniciou as investigações para tentar identificar a vítima e tentar chegar aos autores do homicídio.