O tempo fechou durante a sessão de abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Itaituba, no oeste paraense. Ofensas, ameaças de morte, troca de sopapos. Até um extintor de incêndio foi atirado, quase atingindo quem nada tinha a ver com o quiprocó. No final, a sessão foi interrompida até que os ânimos acalmassem.
A briga teve como protagonistas a vereadora Odineia Serrão Peres (PP) e o blogueiro Hernanes da Silva Alencar, conhecido na cidade por “Zeca Tatu”, que parece ser odiado por políticos contra os quais ele grava áudios e expõe nas redes sociais condutas não republicanas. “Zeca Tatu”, que estava assistindo a sessão, foi acusado de falar mal da vereadora. Ela soltou o verbo contra o bloqueiro, acusando-o de divulgar áudios.
Quem acompanhava a sessão gravou a treta. Nas imagens dá para ver que Odineia está furiosa e se dirige aos gritos contra “Zeca Tatu”, que está no fundo do plenário. Familiares da vereadora também insuflam os ânimos contra o blogueiro.
“Eu não tenho medo de você, vagabundo”, afirma uma mulher, desafiando o blogueiro. O tempo fecha e ouvem-se palavrões dirigidos a “Zeca Tatu”. À certa altura, como ninguém dá bola para o que um vereador fala ao microfone, o presidente da Câmara, Dirceu Biolchi, chega a implorar : “meu povo, vamos se comportar”. É ignorado.
A coisa esquenta. Um sujeito vai na direção do blogueiro e ambos começam a trocar tapas. Aparece a turma do “deixa disso” e os ânimos, aparentemente, parecem serenados. A vereadora Odineia disse que era atacada pelo blogueiro e que os vereadores estão na casa para trabalhar.
“Blogueiro de verdade não usa dessas falas para falar mal de vereadores”, resumiu Odineia, numa estranha defesa de que, para criticar os vereadores, só se for para falar bem deles.
Ainda segundo Odineia, ela pediu ao jurídico da Câmara providências contra o blogueiro. “Se eu fosse presidente da Casa, esse cidadão não entrava aqui, porque um homem que vem assistir a sessão e denigre a imagem das autoridades, não poderia fazer uso da palavra”.
Nas redes sociais, após a confusão, “Zeca Tatu” disse que foi agredido e ameaçado de morte pela vereadora e familiares dela. “O que eu fiz foi gravar um áudio cobrando projeto dela desde que assumiu o cargo. Não tem nenhum”, afirmou.
Ele também acusou Odineia de antes de ser vereadora, “fazer maracutaias no INSS em Itaituba, falsificando documentos para dar entrada e aposentar algumas pessoas que lhe ofereciam valores”.
Zeca assinala que denunciou o caso nas redes sociais e o marido da vereadora foi tomar satisfações. “Um sobrinho dela jogou um extintor que quase pega na cabeça de um senhor”, contou.
Zeca Tatu foi incisivo: “não vou me calar para essa vereadora e nem pra qualquer outro vereador. Aliás, os vereadores de Itaituba são capachos do coronel, só fazem o que ele quer”, disparou, referindo-se ao prefeito, Valmir Climaco (MDB). No final de outubro de 2019, o blogueiro sofreu atentado a tiros. Dois homens em uma motocicleta o balearam na perna.
Veja a treta e agressões:
A versão do blogueiro Zeca Tatu: