O radar fixo é um importante aliado tecnológico para garantir a segurança nas ruas de Belém. Também conhecido como “arara”, o radar fixo é um instrumento de fiscalização eletrônica de trânsito cujo o objetivo é orientar os condutores a trafegarem na velocidade correta para determinada via, de modo a garantir a segurança de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Porém, alguém está “avacalhando” com um radar localizado na avenida Magalhães Barata, esquina com avenida José Bonifácio, no bairro de São Brás, em Belém. Isso já havia ocorrido no começo deste ano, contudo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) consertou.
Na manhã desta quinta-feira, 9, novamente as câmeras do aparelho apareceram desreguladas, apontando para outros pontos, menos para a pista. A foto do vandalismo foi enviada ao Ver-o-Fato por um ciclista que passa pelo local todos os dias e pode ser uma vítima em caso de infração de trânsito no semáforo do lugar.
Quem será o responsável por mexer na “arara” do local? Serão os praticantes de corridas ilegais, popularmente conhecidas como “racha”? Ou um infrator qualquer das leis de trânsito que espera atravessar o sinal vermelho ou fazer uso de alta velocidade sem receber as multas?