O Remo soube aproveitar as oportunidades que surgiram e saiu vencedor no jogo da volta contra o maior rival. Os 2 a 0, com gols de Neto Pessoa, o nome da partida, garantiram o Leão na final da Copa Verde de 2021. A partida foi dura e cheia de lances de emoção. O Paysandu, principalmente no segundo tempo, teve maior volume de jogo, mas não soube traduzir a superioridade em gols.
Jogando em casa, o Remo partiu pra cima desde o início. Victor Souza teve de trabalhar logo aos quatro minutos. Aos 16′, Neto Pessoa marcou de cabeça o primeiro do azulino, aproveitando um ótimo cruzamento em cobrança de falta azulina.
Aos 19′, Vinicius pegou no susto duas vezes para evitar o empate. O jogo passou a ter mais pressão bicolor a partir da metade do primeiro tempo, mas o Papão pouco conseguiu assustar o goleiro remista. Com poucas infiltradas frutíferas pelo lado do time da casa, que mais se preocupava em defender o bom resultado obtido até ali, a etapa inicial terminou mesmo no magro 1 a 0 em favor do Remo.
Na etapa final, o jogo foi muito mais travado e com poucas chances no seu início. Aos 17′, rapidamente os times trocaram golpes. Marlon perdeu boa chance de cabeça pelo Papão, parando em Vinícius e Lucas Tocantins chutou cruzado perigosamente para o Remo na sequência. Foram as duas primeiras chances do segundo tempo. Pouco depois, Marlon aproveitou uma bola sobrada de Fredson para marcar o que seria o gol de empate do Papão, mas ele estava impedido.
A partir daí, o tom da etapa final seguiu o mesmo, com um jogo muito disputado fisicamente, como um clássico deve ser, porém sem grandes chances para ambos os lados. O Paysandu esbarrava no próprio nervosismo e o Remo parecia mais preocupado em segurar o bom resultado do que em buscar o segundo gol. Isso mudou aos 37′, num chute perigosíssimo de Ronald que passou perto do gol bicolor.
Aos 41′, Thiago Santos quase marcou o gol de empate, num chutaço de longe. Aos 45′, Neto Pessoa foi derrubado por Salinas na área, pênalti que gerou uma imensa confusão e até invasão de campo por parte dos reservas bicolores. Neto Pessoa bateu, marcou o segundo e definiu a classificação remista. (Do Ver-o-Fato, com agências de notícias)
Raio X da partida:
REMO: Vinícius; Wellington Silva (Kevem), Fredson, Marlon e Igor; Pingo (Curuá), Lucas Siqueira, Erick Flores (Ronald), Gedoz (Raimar) e Tiago Mafra (Lucas Tocantins); Neto Pessôa. Técnico: Eduardo Baptista.
PAYSANDU: Victor Souza; Leandro Silva, Yan, Victor Sallinas e Diego Matos; Ratinho (Bruno Paulista), Jhonnatan (Thiago Santos) e José Aldo; Laércio (Ruy), Marlon e Danrlei. Técnico: Wilton Bezerra (interino).
Cartões amarelos: Gedoz, Erick Flores, Fredson (Remo) | Ratinho, José Aldo, Victor Sallinas (Paysandu)
Cartão vermelho: Raimar (Remo)
Gols: Neto Pessôa (aos16 do 1º tempo e aos 51, do segundo)
Local: Baenão (Belém PA)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Edson Antonio de Sousa (GO)
Melhores momentos e gols: