O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), após 45 dias afastado cargo em razão de tratamento de complicações da covid-19, reassumiu as atividades na manhã desta terça-feira, 16. Ele foi recebido pelo vice-prefeito de Belém, Edilson Moura e secretários municipal.
Edmilson contou sobre o tratamento realizado pelos profissionais de saúde nos Hospitais Beneficente Portuguesa e Porto Dias, onde esteve internado. Ele destacou também a importância de ter se imunizado com as duas doses da vacina contra covid-19 e ser doador de sangue. E agradeceu, imensamente, a oração de todos pela recuperação dele.
Como primeiro ato, após o retorno, o prefeito se reuniu com os secretários municipais e conversou acerca das principais ações e programas que estão a desenvolver no município. Ele agradeceu ao vice-prefeito, Edilson Moura, que durante o afastamento assumiu as agendas oficiais e esteve à frente direcionando a equipe de secretários, para garantir o andamento de programas e serviços na capital paraense.
Com a volta, o prefeito vai cumprir meio turno de expediente, no Gabinete, e atender as agendas por meio telefônico e de vídeos. Sobretudo, as agendas de rua serão limitadas, para evitar com que Edmilson Rodrigues participe de eventos com aglomeração.
O prefeito ainda será submetido a novas consultas, que devem, semanalmente, avaliar a situação para liberação de forma gradativa até que ele volte a cumprir a agenda normal. As agendas de imprensa estão sendo avaliadas. Mas, nos próximos 15 dias, pós-alta e volta presencial, o prefeito continua seguindo protocolos rigorosos.
Assim como o acesso ao Gabinete, para agendas solicitadas será sempre avaliado caso a caso. Algumas delas serão distribuídas com a presença do vice-prefeito, Edilson Moura.