O estudante de arquitetura, Camilo de Paula, usou suas redes sociais para expor um interessante projeto de intervenção urbana que viabiliza a prática de esporte e lazer em um espaço que atualmente é conhecido pelo abandono.
Quem passa na Avenida Almirante Tamandaré certamente já percebeu esse espaço que fica atrás de uma hamburgueria, contando com uma quadra esportiva em péssimas condições, muito entulho e mato. Mas a proposta objetiva mudar esse aspecto.
A proposta pensa o lugar sob múltiplos aspectos, mas foca na prática do skate. Na postagem, o estudante diz: “me veio a ideia de fazer um local que quase não tem na cidade e com um público que vem crescendo exponencialmente, transformando-o em um Skate Park”.
Segundo Camilo, agora com o skate como modalidade olímpica, precisamos de espaços que fomentem essa prática. “Belém carece desses espaços. Sem falar na mudança que traria para o bairro e claro pro local em si, trazendo mais pessoas, realizações de eventos, e o deixaria mais seguro”.
Intervenções como essas podem ser consideradas muito além do esporte e lazer, pois trazem ao local dinâmicas socioeconômicas capazes de impactar na segurança, saúde e bem-estar. Em uma cidade onde a ida ao shopping center figura com certa hegemonia quando se pensa no lazer, é fundamental a criação de espaços públicos capazes de propor um pertencimento ao lugar, em outras palavras, o direito à cidade.
Na postagem, o autor diz que a proposta poderia englobar muitas outras atividades e que intuito do projeto é que o poder público veja com mais carinho esses espaços que estão aos montes na Região Metropolitana de Belém.
Veja as imagens da proposta: